30/11/2023 às 03h52min - Atualizada em 30/11/2023 às 01h47min

Como Transformar Sua Comunicação em Uma Fonte de Poder

Liza Andrews

Liza Andrews

Liza Andrews é uma escritora e consultora internacional, premiada nos Estados Unidos pelo trabalho com seu método de reinvenção pessoal e profissional

Liza Andrews
Foto: Liza Andrews

Embora entendamos a importância da comunicação, há uma diferença abismal entre querer se comunicar bem e saber fazê-lo. Em duas décadas trabalhando com treinamento de executivos, bem como reinvenção pessoal e profissional, levantei algumas causas e possíveis soluções para a má comunicação em diversos níveis. A comunicação constitui a base de qualquer relacionamento efetivo e saudável. E como ferramenta fria, é um dos pilares da influência e uma arma de manipulação. Por isso, seu grau de destreza nesta arte pode ser sua fonte de fraqueza ou poder. O problema geralmente começa em casa, com nossos pais e parentes, e é levado para os nossos próximos pares: amigos, colegas de escola e trabalho, e relacionamentos amorosos. Comunicação além de verbal é emocional, e envolve inúmeros traços de linguagem corporal. As famosas caras e bocas e o dar de ombros que podem causar tantos problemas quanto discordâncias explicitamente faladas e até xingamentos.

    Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de nossas interações com os membros da família. Embora os laços familiares devam ser fortes e inquebráveis, a comunicação eficaz dentro da unidade familiar pode por vezes colocar desafios imprevistos.Vamos começar por aqui, explorando obstáculos comuns à comunicação com os membros da família, e forneceremos estratégias práticas para superá-los, promovendo conexões mais fortes e significativas.

 

1. Deduções ou comunicação fragmentada que levam a mal-entendidos: A falta de comunicação e os mal-entendidos podem surgir nas famílias devido à suposições, e noções preconcebidas sobre os que nos cercam. Estas deduções podem resultar de experiências passadas, ou de conflitos não resolvidos, levando a uma falha na comunicação. Para enfrentar este desafio, é essencial cultivar uma cultura de diálogo aberto, onde os membros da família sejam incentivados a expressar honestamente seus pensamentos e sentimentos. Uma comunicação clara e respeitosa pode ajudar a dissipar mal-entendidos, curar feridas do passado e promover a harmonia dentro da família.

 

2. Choque de gerações: Um dos desafios mais prevalentes na comunicação familiar é a presença de um conflito de gerações. Diferentes faixas etárias geralmente têm perspectivas, valores e estilos de comunicação diversos, tornando difícil encontrar pontos em comum. Para fechar a lacuna, é crucial praticar a escuta ativa e a empatia, permitindo uma troca aberta de idéias e opiniões. Importante lembrar que quando há amor, vencer o argumento não vale a pena se isto enfraquecer as relações. Em muitos casos, vale a pena deixar o outro “ganhar a briga” para manter o equilíbrio do ora eu, ora você. Ao abraçarmos os pontos de vista uns dos outros, podemos promover a compreensão e criar um espaço onde todos se sintam ouvidos e respeitados.

 

3. Diferentes estilos de comunicação: Cada indivíduo tem sua própria forma de expressar-se, o que pode dificultar a comunicação eficaz entre os membros da família. Alguns podem ser mais reservados, enquanto outros, mais expressivos, levando a potenciais mal-entendidos. Reconhecer e respeitar essas diferenças é fundamental para superar esse desafio. Ao adaptar nosso estilo de comunicação para acomodar as necessidades dos outros, criamos um ambiente inclusivo onde todos se sentem confortáveis ​​para se expressarem.

 

4. Rotinas ocupadas e falta de tempo:

No mundo acelerado de hoje, os membros da família muitas vezes viram reféns das exigências do trabalho, da escola e de outros compromissos. Isto pode resultar num tempo muito limitado passado juntos, levando à lacunas de comunicação e conexões enfraquecidas. Para combater este desafio, é crucial priorizar o tempo para a família, e criar oportunidades para interações significativas. Seja agendando jantares familiares regulares, participando de hobbies compartilhados ou planejando passeios. Dedicar tempo à tais atividades, promove a comunicação aberta e fortalece os laços emocionais.

 

5. Bagagem emocional e questões não resolvidas: A dinâmica familiar costuma ser complexa e questões não resolvidas ou bagagem emocional podem dificultar uma comunicação eficaz. Conflitos passados, rancores ou ressentimentos não expressos podem criar barreiras e impedir o diálogo aberto. Abordar essas questões requer coragem, paciência e disposição para ouvir. Envolver-se em conversas honestas, procurar ajuda profissional se necessário, e praticar o perdão podem ajudar a curar feridas e criar um ambiente familiar mais harmonioso.

    Lembremo-nos de que a comunicação eficaz é uma via de mão dupla e, ao investir tempo e esforço, podemos construir não apenas relacionamentos mais saudáveis ​​e gratificantes dentro das nossas famílias, mas ajudar os mais jovens a se comunicarem melhor com o restante do mundo.

    

    Notamos que a combinação de clareza e controle das emoções é essencial durante toda boa comunicação. Se com a família já há desafios, no trabalho onde se espera a famosa “inteligência emocional” e uma constante objetividade, a coisa pode complicar ainda mais. A boa comunicação no local de trabalho é altamente incentivada não apenas por uma questão de bem-estar ou de passar tarefas entre colegas, mas a fim de promover a colaboração e a produtividade. No entanto, vários desafios podem dificultar uma comunicação eficiente entre colegas e equipes. Percebam que alguns são semelhantes aos discutidos nas relações familiares.

 

1. Formas próprias de comunicação:

Cada indivíduo traz seu estilo de comunicação único para o local de trabalho, influenciado por fatores como personalidade, formação cultural e experiências pessoais. Essas diferenças podem levar a mal-entendidos e interpretações errôneas das informações. Para superar este desafio, as organizações devem incentivar a escuta ativa e um ambiente de mente aberta e inclusivo, capaz de absorver estilos de vida diferentes, e com eles, os diversos tipos de comunicação.

 

2. Falta de clareza e má interpretação: É claro que algumas pessoas poluem o ambiente de trabalho com mensagens mal articuladas, instruções vagas ou falta de comunicação de expectativas, o que  pode resultar em confusão e erros. Isso não deve ser tolerado. É crucial que a comunicação seja clara e concisa, garantindo que as mensagens sejam facilmente compreendida por todos, independente de características pessoais de cada indivíduo.

 

3. Sobrecarga de comunicação: Nos ambientes de trabalho acelerados do mundo moderno, os indivíduos muitas vezes enfrentam uma sobrecarga de informações, bombardeados com inúmeros e-mails, mensagens e notificações. Essa sobrecarga pode fazer com que mensagens importantes sejam perdidas ou ignoradas. As organizações devem incentivar a definição de expectativas claras para os tempos de resposta, e a utilização de mensagens concisas e directas. Isso ajuda a aliviar a sobrecarga de comunicação e garante que as informações críticas sejam recebidas e postas em prática prontamente.

 

4. Trabalho remoto: Se você trabalha remotamente, saiba que esta modalidade de trabalho introduziu desafios adicionais de comunicação, como interações presenciais limitadas, dependência de plataformas digitais e possíveis interpretações erradas do “tom" na comunicação escrita. Reparem que em textos mais informais, há uso de emojis e outros símbolos gráficos para indicar se algo digitado é sério ou brincadeira. A fim de manter a formalidade profissional, muitas vezes, frases de duplo sentido são “jogadas” nas telas dos computadores e telefones, gerando mal-estar entre colegas de trabalho e até clientes. Para enfrentar estes desafios, as organizações devem estabelecer protocolos claros de comunicação remota, incluindo o uso de videoconferência, ferramentas colaborativas e check-ins regulares. Devem incentivar também atividades virtuais de formação de equipes, e promover o diálogo aberto sobre os desafios dessa modalidade de trabalho, a fim de gerar um senso de camaradagem entre as equipes remotas que enfrentam os mesmos problemas.

 

    Sem dúvida, melhorar sua comunicação exige um esforço contínuo e um compromisso para promover um ambiente que valorize o diálogo aberto e transparente. Mas esta é uma habilidade essencial na qual vale a pena investir, pois ela beneficiará imensamente tanto sua vida pessoal quanto profissional. Assista videos dos grandes oradores: pensadores, políticos, revolucionários. Os homens e mulheres que conquistaram seus sonhos puramente através da arte da comunicação. Inspire-se. Se você for bom nisto, o céu é o limite.

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