Claudia Cataldi Em Cerimônia presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW)
realizou a Cerimônia de Nomeação de Novos Oficiais do Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2023 composta por Oficiais dos diversos Corpos e Quadros da Marinha.
Durante o evento, os 70 homens e as 36 mulheres da Turma “Barão da Passagem” receberam suas espadas, símbolo do Oficialato. A Turma é composta por 2 Guardas-Marinha do Quadro Complementar de Oficiais da Armada, 4 do Quadro Complementar de Oficiais Intendentes da Marinha, 21 do Corpo de Engenheiros da Marinha, 13 do Quadro de Médicos, 4 do Quadro de Cirurgiões Dentistas, 6 do Quadro de Apoio à Saúde, 16 do Quadro Técnico, 1 do Quadro de Capelães Navais, 31 do Quadro Auxiliar da Armada e 8 do Quadro Auxiliar de Fuzileiros Navais.
Com duração de dez meses, o Curso tem como objetivo habilitar os Novos Oficiais ao pleno exercício, na paz ou na guerra, de atividades inerentes aos primeiros postos da Carreira Naval. Os formandos foram designados para atuarem em Organizações Militares de todo o País. Além do Comandante da Marinha, também estiveram presentes o Ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra (Ref°) Mauro Cesar Rodrigues Pereira; o Ex-Comandante da Marinha,
Almirante de Esquadra (RM1) Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes; o Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth; membros do Almirantado; e diversos outros Almirantes e convidados ilustres.
Em um dos momentos marcantes da Cerimônia, a primeira colocada geral da Turma, a Segundo-Tenente (AA) Mariana de Assumpção Bretas, recebeu sua espada das mãos do Comandante da Marinha, consagrando o mérito e a dedicação da militar durante o CFO/2023.
O CIAW é Comandado pelo Almirante
Neyder Camillo de Barros.