01/05/2024 às 20h01min - Atualizada em 01/05/2024 às 18h57min

Desenvolvimento Pessoal: Palavras Não Têm Poder

Liza Andrews

Liza Andrews

Liza Andrews é uma escritora e consultora internacional, premiada nos Estados Unidos pelo trabalho com seu método de reinvenção pessoal e profissional

Liza Andrews

É comum ouvirmos que "temos que ser positivos” e acabamos repetindo mantras na frente do espelho sobre o quanto somos inteligentes ou maravilhosos. Infelizmente, em mais de vinte anos trabalhando com assuntos relacionados à autoconfiança e autoestima, nunca recebi um relato de um mantra que, por conta própria, faça milagres. Isto ocorre pois raramente o cérebro acredita o bastante no que estamos dizendo na frente do espelho para gerar significativa melhoria. Palavras têm poder. O que não se enfatiza é que o poder delas deve ser acompanhado de crença e intenção, do contrário, é como repetir algo num idioma que não compreendemos. A mente não clica e os resultados não vêm.

Se você deseja uma mudança pessoal sólida e duradoura, tente isso:

Apoie-se em suas forças para conseguir atenuar ou superar suas fraquezas. Trocando em miúdos, em vez de se enganar dizendo que você é bom em algo que não acredita que seja, procure sua melhor característica. Algo que tanto você quanto os outros admirem. Repare que geralmente, em nossa cultura de modéstia, tendemos a diminuir nossas qualidades e elevar nossos defeitos. Como ter autoestima e valor elevados alimentando esse mau-hábito? Por um momento, esqueça a modéstia e se pergunte: Você é leal em todas as horas? É um ótimo ouvinte? Um profissional de sucesso?

Encontre o seu forte e orgulhe-se daquela qualidade sua. Pense no quão difícil é cultivá-la. No quanto ela resolve problemas ou faz outras pessoas felizes. Deixe esta sensação de orgulho e bem-estar entrar pelos seus poros, correr em seu sangue. Incorpore aquela qualidade, ciente de que ela é importante e enorme. Agora tire mais alguns minutos e pense em outras qualidades suas. Mesmo que não tão significativas. Escreva aquela sua melhor característica no topo e abaixo dela, outras que lhe vierem à mente. Veja quanta coisa boa há em você e, inspirado nelas, tente melhorar o restante sem se torturar. Sem achar que não será merecedor de amor ou respeito se não for perfeito.

Mantenha este papel ou nota digital num lugar privado (que você não tenha que se explicar) mas à mão, para que você possa acrescentar novas informações. Cada vez que lembrar de uma qualidade sua, anote ali.

Agora a parte que exige mais bravura: liste os defeitos que você ou as pessoas ao seu redor insistem em apontar. Muitos de meus clientes confessam fazer o impossível para evitar este confronto com suas fraquezas. E de tabela, acabam evitando todos os desprazeres da vida. Tudo perfeitamente compreensível, no entanto, coisas ruins não desaparecem ou se consertam porque fingimos que elas não existem. O mesmo ocorre com nossos defeitos e fraquezas. Coloque-os no papel e em vez de vergonha, tristeza ou irritabilidade, imagine que são defeitos de um amigo lhe pedindo o seguinte conselho: “Como posso melhorar isso?”

A distância nos ajuda a enxergar os fatos com clareza, e se você começar a praticar dar uns passos para trás e observar a sua vida, certamente encontrará novas formas de resolver seus problemas. Encarar suas fraquezas é desagradável, porém a bravura de tentar fazer um plano para pelo menos atenuá-las (quando uma solução não estiver ao seu alcance) acrescentará à sua lista de qualidades mais três atributos: coragem, resiliência e determinação. O que nos conduz ao ponto principal: o ser humano procura a felicidade fora de si, pois não está satisfeito consigo mesmo ou com sua missão de vida.     

Ao fazer este exercício de identificar suas qualidades e defeitos, tentando abraçar as qualidades como fonte de orgulho, e os defeitos como problemas solucionáveis ou atenuáveis, você encontrará mais felicidade e paz em si mesmo. Por conseguinte, tudo ao seu redor parecerá mais prazeroso e administrável.          

Que tal um desafio produtivo para 2024? Comece encarando o ano novo como uma oportunidade de autorreflexão, crescimento e desenvolvimento pessoal. Ao permanecer comprometido com seus planos e acompanhar seu progresso, você poderá fazer mudanças positivas em sua vida. De qualquer forma, as resoluções que fazemos para um ano que se inicia não são importantes apenas se alcançarmos o resultado final. Se esforce para se tornar a melhor versão de si mesmo. Se não funcionar, a jornada de autoaperfeiçoamento já é um ensinamento que o aproximará do sucesso.

O mais importante: experimente não buscar a felicidade apenas no que vai comprar, em quem irá ver ou como irá se divertir. Procure-a em você. Abrace o seu lado maravilhoso. Encontre forças ali e planeje formas de superar seus maus-hábitos, falhas e preguiças. Ou simplesmente, desperte os desejos que nascem e morrem na mente por falta de determinação.

Outro segredo do sucesso é: peça o que quer sem medo de desagradar ou ouvir um “não.” As pessoas que vivem intensamente e deixam sua marca no mundo não tentam agradar. Elas seguem seus planos, têm quem os ame e os odeie, e acham isso normal. Repare que os que tentam agradar a todos, pouco se agradam. Pulam de um pé para o outro para serem “legais” e no fim, pouco são reconhecidos pelos que ditavam as regras de sua vida.

Crie o seu mundo, dedique-se aos seus interesses, e pessoas com pontos de vista comuns serão naturalmente atraídas para a sua órbita. E se achar que deve fugir dos “desprazeres” da vida, lembre-se de que alguns males levam a resultados vitais. Encare-os de frente. Quer ser positivo de verdade? Aprenda a ver o lado bom no que possa parecer ruim, difícil ou desagradável. Chegamos ao mundo chorando, e com isso, abrimos nossos pulmões e respiramos sozinhos. Ainda bebês, choramos sempre que estamos com fome, e assim somos alimentados e crescemos. É preciso algum “choro” para se obter o melhor da vida. Adultos felizes nunca se esquecem desta primeira lição.

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp