29/04/2024 às 20h34min - Atualizada em 29/04/2024 às 20h34min

Vítima de golpe em Guarulhos achou que ligação da PF era trote: 'Tinha 21 quilos de cocaína na minha mala'

A descoberta de uma mala encontrada em Brasília, por onde Lucas nem havia passado, deu início à investigação que, na última quarta-feira (24), prendeu 4 pessoas.



 

O brasileiro Lucas Pereira Lopes, gerente de ciência de dados, foi vítima do golpe da mala quando viajou para a África do Sul, em fevereiro. A mala foi em outro voo, que só chegou dois dias mais tarde no hotel.

De início, ele achou que fosse um extravio. Mas um dia depois de voltar ao Brasil, Lucas recebeu uma ligação.

 

"Apareceu uma fotinha da Polícia Federal. Eu falei: 'é trote'", disse Lucas ao Fantástico.

Não era. A PF enviou um e-mail informando que o nome de Lucas aparecia numa investigação por tráfico de drogas.

 

"Tinha 21 quilos de cocaína na minha mala, que ela foi encontrada em Brasília, então, eu nem passei por Brasília."

 

A descoberta da mala em Brasília deu início à investigação que, na última quarta-feira (24), prendeu 4 pessoas. Todas eram suspeitas de envolvimento em esquema de envio de drogas para o exterior usando etiquetas retiradas de bagagem de viajantes.

 

O que dizem aeroporto e Agência Nacional de Aviação Civil

 

A concessionária que administra o terminal aéreo de Guarulhos informou que ampliou o número de câmeras de alta resolução nos pátios das aeronaves e nos acessos ao aeroporto. E implementou a identificação com chave de acesso individualizada ao sistema de bagagens.

 

Mas, apesar do pedido da reportagem, não esclareceu quantas câmeras novas foram instaladas.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que um estudo encerrado no fim do ano passado aponta as providências que devem ser implementadas para aumentar a segurança no aeroporto e que o Ministério de Portos e Aeroportos está cobrando uma fiscalização eficiente do monitoramento das câmeras.

Essas medidas já estavam em prática quando a mala de Lucas foi trocada dentro do aeroporto por uma outra cheia de cocaína.

 

"Os passageiros que precisam despachar malas no Aeroporto de Guarulhos, eles não estão seguros. Eles estão entregando a mala e entregando a vida deles e a liberdade deles completamente em jogo", disse a advogada.

 

Em nota enviada ao Fantástico, a assessoria do Aeroporto de Guarulhos diz que conta com cerca de 4 mil câmeras de segurança e que mil delas foram instaladas nos últimos dois anos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp