Araruama recebe, no dia 27 de janeiro, o início das aulas de Carpintaria e Mecânica Naval do Projeto Novos Mestres. Os cursos, que serão totalmente gratuitos, darão início a uma importante etapa na capacitação de profissional das comunidades de pescadores, trazendo conhecimento, emprego e renda para a população.
Conduzido pelo Instituto Onda Azul, com o apoio do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), a realização das aulas é um marco na expansão do Projeto Educação Ambiental, que faz parte do Novos Mestres. As aulas serão realizadas todos os sábados e quintas, começando com Mecânica Naval na parte da manhã, das 8h às 12h, e Carpintaria Naval na parte da tarde, das 13h às 17h. As oficinas serão totalmente gratuitas. Todos os alunos, ao final do curso, receberão um certificado do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
Monitora do Projeto Novos Mestres em Araruama, Lizieth Araújo, vê o início das oficinas com bastante otimismo pela comunidade pesqueira: “Fico empolgada e feliz que nós vamos começar as nossas aulas e eu espero que a gente consiga avançar nesse projeto, deixar para essa classe de pescadores e para as gerações futuras um legado. Esperamos alcançar o desejado pelo Instituto Onda Azul”.
As aulas serão realizadas na Colônia de Pescadores Z28, localizado na Rua Cavalcante 70, Areal – Araruama/RJ. As inscrições podem ser feitas através de um mobilizador local pelo telefone: (22) 98805-4035.
O Município de Cabo Frio, também na Região dos Lagos, teve o início das suas oficinas de Mecânica e Carpintaria Naval no último sábado, dia 13 de janeiro e as inscrições continuam abertas. Em Cabo Frio, as aulas de Carpintaria Naval acontecem aos sábados, das 8h às 17h, e de Mecânica Naval às quartas, no mesmo horário. Os interessados podem entrar em contato com o monitor local pelo telefone: (22) 99959-2922. Não perca essa oportunidade.
Com o início das aulas em Araruama, o Instituto Onda Azul, através do Novos Mestres, alcança mais uma comunidade no objetivo de levar conhecimento profissionalizante, emprego e renda. Desde o início do segundo semestre de 2023, dezenas de pessoas já se beneficiaram dessa iniciativa que resgata a valorização dos jovens das comunidades pesqueiras e cria um elo entre a tradição e a valorização do ofício da pesca, gerando emprego e renda.
“A realização do projeto Educação Ambiental é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.”