Uma jiboia de 2,5 metros e 13 kg foi resgatada pela Guarda Ambiental de Saquarema nesta terça-feira (17), no bairro de Jaconé. O animal, segundo a equipe, foi capturado por moradores e contido de maneira indevida.
De acordo com a ocorrência, a serpente foi encontrada na Rua 44 e aprisionada por moradores. Chegando ao local, a equipe encontrou o animal contido com um fio, o que poderia causar lesões e, até mesmo, o estrangulamento do animal.
Após o resgate, a equipe orientou a população para que, neste tipo de situação, o indivíduo não deve efetuar a captura da cobra sozinho, pois pode pôr em risco a própria vida e a do animal.
Os agentes também recomendaram aos moradores que, caso presenciem novamente algo do tipo, isolem o local em que a serpente se encontra e evitem aglomeração próximo à mesma, pois isso pode provocar estresse, fazendo com que a cobra reaja de maneira agressiva ao se sentir ameaçada.
Posteriormente, a serpente foi encaminhada para uma clínica veterinária, onde passou por avaliação médica e, na manhã desta terça-feira (17), foi devolvida ao habitat natural.