Um helicóptero com quatro pessoas caiu no Lago de Furnas na manhã desta terça-feira (2), em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas; uma delas morreu. O vídeo acima, registrado por uma câmera de segurança de um rancho no local, mostra o momento da queda às 9h03.
Equipes de resgate e mergulhadores do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), embarcações de salvamento e equipes policiais participaram das buscas.
O que se sabe do acidente até o momento, segundo o Corpo de Bombeiros:
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), localizado no Rio de Janeiro (RJ), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PP-MMA em Capitólio (MG).
"Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação", diz a nota.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que deslocou equipe de policiais civis e a perícia oficial ao local a fim de realizar os primeiros levantamentos e, tão logo seja possível, novas informações poderão ser divulgadas.
A Wechannel também contatou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para saber outros detalhes sobre a aeronave e aguarda retorno.
Um acidente com outro helicóptero aconteceu em janeiro de 2017 na região do Lago de Furnas, em Capitólio. O acidente ocorreu no dia 22 de janeiro, próximo à ponte do Rio Turvo, no km 306 da MG-050. Na oportunidade, quatro pessoas ficaram feridas.
Imagens foram feitas por pessoas que estavam no local e mostram que o helicóptero perdeu estabilidade e, já no alto, fez uma curva e caiu às margens do lago.
Ainda conforme os militares, o piloto, de 29 anos, contou que o helicóptero foi atingido por uma forte rajada de vento de cauda e que tentou evitar o acidente, mas não conseguiu.
O Lago de Furnas, em Capitólio, foi cenário de outra tragédia há quase dois anos, com a queda de um paredão rochoso que matou 10 pessoas e deixou mais de 20 feridos.
No dia 14 de dezembro de 2023, entrou em vigor em Capitólio um novo decreto que afrouxou algumas medidas de segurança para acesso ao Lago de Furnas.