30/10/2023 às 20h53min - Atualizada em 30/10/2023 às 20h53min

Com nova orla e duplicação de ponte, Macaé acelera desenvolvimento da região norte da cidade

Macaé era uma cidade conhecida por duas realidades: uma antes e outra depois da ponte. É que a ponte Ivan Mudim, construida há décadas, era um dos únicos acessos à parte norte da cidade.


Macaé era uma cidade conhecida por duas realidades: uma antes e outra depois da ponte. É que a ponte Ivan Mudim, construida há décadas, era um dos únicos acessos à parte norte da cidade. Parte esta que sempre representou a cidade economicamente e socialmente com muito peso, mas que, sempre viu o “lado” sul da cidade recebendo a maioria das obras dos governos municipais.

Mas, desde 2021, esta realidade está mudando. É que o governo está investindo em duas obras estruturais historicas nesta região: A Orla do “Bar do Coco” e a duplicação da ponte Engenheiro Ivan Mundim.

A duplicação da ponte da Barra é uma obra do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Obras, ligada à Secretaria de Infraestrutura, que atuou na licença ambiental, aprovada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realização de projetos de engenharia e arquitetura, elaborados pelos servidores do órgão.

Além disso, colaboram outras secretarias municipais, como a de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal e a Adjunta de Serviços Públicos.

A ponte está sendo construída paralela à existente. Ela terá aproximadamente 9 metros de largura e 260 metros de comprimento. O projeto consiste ainda em recuperação ambiental e revitalização do pavimento da antiga ponte.

A duplicação melhorará o fluxo de veículos na cidade. A Ordem de Serviço para início da obra de duplicação foi entregue em 15 de junho de 20222 em visita do governador Cláudio Castro ao município.
 

Já no Parque Aeroporto, a Orla do “Bar do Coco” trará novos ares para esta região, já que até então, a principal orla da cidade estava concentrada na região sul, no bairro Cavaleiros.

Carinhosamente apelidada de “AeroBúzios”, pelo alto padrão que pretende colocar o bairro em paridade com as principais cidades da região, as obras estão em fase final e deverão ser entregues até o final deste ano.

 

A obra na orla do Bar do Coco consiste em salva-vidas, quiosques com banheiros e cozinha, pergolados (caramanchão), rampas e escadas em concreto, ciclovia, parquinho e ponto de ônibus. A área terá canteiros, caminhos e novo piso para a praça, com uso de piso tátil, visando oferecer acessibilidade.

O projeto manterá toda a área de restinga da praia. Uma ciclovia com bicicletários será construída em todo o perímetro do projeto, que inclui áreas de recreação infantil, de bem-estar e de quiosques com mesa e bancos de concreto e lixeiras, além de academia popular e espaço reservado para eventos abertos.

Fora isso, uma área de recreação infantil será criada. Ela terá grama sintética, conjunto ‘multiplay kids’, haste escaladora e balanços. Um muro de contenção será construído em toda a área que delimita o projeto na faixa de areia para proporcionar mais segurança.

Haverá guarda-corpo metálico tipo tubular em toda extensão da orla, assim como nos acessos, além de um posto salva-vidas de 40,32 metros quadrados. Um estacionamento cercado por balizas (frades metálicas) foi planejado para atender aos usuários. Ocorrerá ainda a revitalização do trecho junto à rodovia Amaral Peixoto, que ganhará uma área de passeio mais ampla e um novo ponto de ônibus.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp