Os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) da Rede Municipal de Saúde de Rio das Ostras passaram por capacitação na última semana. O treinamento promovido pela Vigilância em Saúde, voltado para a melhoria contínua do trabalho desses servidores, foi centrado no emprego de novos produtos para controle de pragas, incluindo roedores.
Os ACEs têm papel fundamental na Saúde Pública, exercendo atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças como dengue, zika, chikungunya, leptospirose, leishmaniose, esporotricose, raiva humana, entre outras, relacionadas a fatores ambientais de risco biológicos e não-biológicos, contaminantes e ambientais.
PREVENÇÃO E CONTROLE – As atividades operacionais do ACE estão relacionadas às medidas de prevenção e controle de doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis.
Dependendo da fonte de transmissão (foco) e do agente transmissor ou infeccioso (vetor, pragas, microrganismo ou agente físico-químico), essas medidas são desenvolvidas com o uso de manejo ambiental, educação em saúde e engenharias de Saúde Pública, conforme o perfil epidemiológico de cada territorialidade.