O Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz será inaugurado no próximo domingo (24) em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.
A partir das 13h, o evento contará com vasta programação para toda comunidade e turistas (veja programação abaixo). Entre as atrações estão o concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica, exposições, oficinas e atividades educativas e culturais na temática da conservação costeira e marinha. Os visitantes vão poder vivenciar experiências relacionadas ao ecossistema marinho e costeiro e também a biologia e as características dos albatrozes e petréis, grupo de aves mais ameaçadas do planeta.
A entrada é gratuita, a participação nas atividades é aberta ao público e a inscrição deve ser feita no local, no mesmo dia do evento, das 12h30 às 16h30.
O Centro de Visitação está localizado na Avenida Wilson Mendes, s/n, ao lado do Parque Ecológico Municipal Dormitório das Garças. No local terá food trucks vendendo comida e bebida. Água potável será oferecida pela Prolagos.
A fundadora e coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, explica que o Centro de Visitação é a concretização de um sonho que começou há mais de 30 anos.
“Ao fundar o Projeto Albatroz, em 1990, meu sonho era aproximar essas aves que vivem em alto-mar do público para salvá-las, e uma parte fundamental disso é a sensibilização em prol da conservação marinha. O Centro Albatroz oferece ferramentas que envolvem os visitantes neste universo”, afirma.
Ainda de acordo com Tatiana, Cabo Frio é uma região estratégica para o trabalho do Projeto Albatroz porque é uma área pesqueira importante e rica do ponto de vista oceanográfico, da qual os albatrozes se aproximam da costa, tornando possível avistar essas aves pelágicas com mais facilidade do que em qualquer outra região do país.
“Cabo Frio é uma cidade linda e muito importante para o nosso trabalho, tanto do ponto de vista pesqueiro quanto turístico. Com um centro de visitantes, temos a possibilidade de levar a mensagem da importância da conservação ambiental marinha para um público mais diverso”, explica.O evento de inauguração contará com palco, sistema de som e iluminação, tendas e banheiros químicos por meio de uma parceria com a Prefeitura de Cabo Frio. O secretário de Cultura de Cabo Frio, João Félix, destaca que o espaço também será uma boa oportunidade de conectar a cultura com a sociedade.
“A parceria com o Instituto é importante porque o local também será utilizado como um espaço de entretenimento. Teremos lá programação cultural e musical para alunos e para a comunidade. Esse projeto está sendo desenvolvido em parceria. Para a inauguração, o Instituto nos procurou para que participássemos da programação cultural”, explicou o secretário.
O evento contará ainda com jogos, brincadeiras e atividades de educação ambiental para crianças, além de exposição de projetos e instituições parceiras, como:
Dica: A equipe do projeto Albatroz explica que o evento será ao ar livre e contará com tendas. E orienta, como o terreno é arenoso, que o público vá com calçados confortáveis ou tênis.
Sobre o Centro de Visitação
O Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz (Centro Albatroz) é uma iniciativa do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, visando disseminar a cultura oceânica e promover ações de educação ambiental marinha.
O Centro Albatroz está localizado ao lado do Parque Ecológico Municipal Dormitório das Garças e da Lagoa de Araruama, em Cabo Frio. Com área útil de mais de 18 mil m², o Centro Albatroz terá áreas de recreação, pavilhões de exposições e atividades com o público, prédios com salas para aulas e oficinas com a comunidade, além de Centro Interpretativo com trilha autoguiada.
O Centro Albatroz será um espaço de educação ambiental, cultura e lazer, aberto à comunidade de Cabo Frio e região.