30/08/2023 às 14h26min - Atualizada em 30/08/2023 às 14h26min

Prefeita Fátima Pacheco se reúne em Brasília para ampliação da Educação Inclusiva em Quissamã e nos municípios do Cidennf

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, se reuniu com o diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Décio Guimarães, nesta terça-feira (29), em Brasília

 

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, se reuniu com o diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Décio Guimarães, nesta terça-feira (29), em Brasília. No encontro, a prefeita e o representante do Ministério da Educação trataram da ampliação das políticas públicas referentes à Educação Inclusiva em Quissamã e nas regiões Norte e Noroeste, através do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf).
 
Também participaram da reunião a secretária municipal de Educação, Helena Lima; a secretária municipal de Assistência Social, Tânia Magalhães; o coordenador Geral de Política Pedagógica da Educação Especial, Marco Antonio Melo Franco; e a coordenadora Geral de Estruturação do Sistema Educacional Inclusivo, Eniceia Gonçalves Mendes.

Atualmente, Quissamã possui uma rede de proteção à Educação Inclusiva, com destaque para o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (Centrinho), que atende 156 crianças. No total, são mais de 50 profissionais envolvidos, além de transporte escolar adaptado para os estudantes e outros equipamentos especializados como o Espaço de Apoio Pedagógico e o Núcleo de Assistência ao Educando. 

“Tivemos uma ótima reunião com o Décio Guimarães, que conhece muito bem as regiões Norte e Noroeste Fluminense. Em Quissamã, temos uma extensa rede que realiza um ensino de qualidade, tornando o município uma referência no Estado do Rio. Nossa pauta é ampliar essa política para Quissamã e para os outros municípios do Cidennf. Ficamos felizes também pela recepção que tivemos no Ministério da Educação e por saber que temos profissionais tão qualificados e interessados na Educação Inclusiva”, disse Fátima Pacheco, que também é presidente do Cidennf.

Décio Guimarães é professor pesquisador do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos dos Goytacazes (Centro). Suas pesquisas compreendem, entre outras áreas, as de Educação Especial, Práticas Inclusivas, Educação em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. Décio é organizador dos livros: Direitos Humanos e Educação: diálogos interdisciplinares, Práticas Inclusivas: mediações e aprendizagens, Práticas Inclusivas na Escola: caminhos e experiências, dentre outros.

“Vamos alinhar as agendas para identificar a realidade da Educação Inclusiva e buscar a ampliação para as cidades do Norte e Noroeste Fluminense. Tivemos uma reunião muito produtiva e vamos fortalecer essa política pública”, conta o diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp