25/08/2023 às 19h48min - Atualizada em 25/08/2023 às 19h48min

Ranking de Competitividade: Macaé é líder na região

Estudo avalia a capacidade de um governo entregar maior bem-estar social e elevar o padrão de vida da sua população

 
Macaé lidera o Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, na região norte fluminense. A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), avalia a capacidade de um governo entregar maior bem-estar social e elevar o padrão de vida da sua população. No Estado do Rio de Janeiro, a cidade está em quinto lugar, mantendo a 131ª posição no país dos 410 municípios brasileiros analisados com população acima de 80 mil habitantes, segundo dados do IBGE atualizados em 2022.

 

 

O ranking considera potenciais do município como inserção econômica (27º), inovação e dinamismo econômico (47º), sustentabilidade fiscal (46º) e capital humano (55º).

Na primeira edição do ranking, em 2020, Macaé estava em 264º lugar entre os municípios brasileiros avaliados. Na análise de 2021 subiu para 131° no ranking geral, mantendo o mesmo índice em 2022 e 2023.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. São avaliados 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia.

Alguns objetivos destacados no trabalho são: incentivar a competição positiva entre os municípios, entendida como a busca dos agentes no município por melhorar o fornecimento de serviços públicos, atrair empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem; ser uma ferramenta de fomento e apoio à qualificação do ambiente de negócios na cidade, bem como auxílio ao setor privado no direcionamento de investimentos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp