23/08/2023 às 14h12min - Atualizada em 23/08/2023 às 14h12min

Macaé integra projetos de fomento ao turismo no litoral da Costa do Sol

O incentivo ao turismo local, a partir da contribuição de Macaé na elaboração de projetos que estimulem a visitação da cidade através do patrimônio natural e da participação em novas competições esportivas previstas para a Costa do Sol,

 

O incentivo ao turismo local, a partir da contribuição de Macaé na elaboração de projetos que estimulem a visitação da cidade através do patrimônio natural e da participação em novas competições esportivas previstas para a Costa do Sol, foi avaliado pelo governo municipal junto aos representantes de instituições que promovem atividades de receptividade no litoral das Regiões Norte e dos Lagos do Estado.

Propostas de integração do município a programação de atividades do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro e de sediar os Jogos de Praia da Costa do Sol foram apresentadas ao prefeito Welberth Rezende, nesta quarta-feira (23), na reunião junto ao presidente do Conselho Regional de Turismo (Condetur), Marco Navega, da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Katia Leite Mansur, e o consultor Lauter Nogueira.
 

“Esses projetos ajudam a projetar todo o potencial de Macaé em receber turistas que buscam diferentes segmentos e atrativos, desde a visitação aos pontos naturais, seja incentivado pelo esporte. Somos parceiros dessas iniciativas que certamente serão bem recebidas por nossa infraestrutura hoteleira e da cadeia de serviços do setor”, afirmou o prefeito.


Os projetos visam tornar Macaé referência na receptividade a pesquisadores e turistas que promovem visitações ao Geoparque em busca de informações sobre a formação geológica da região, que mantém fragmentos da costa da África gerados a partir da formação dos continentes.
 
“O Geoparque é chancelado pela Unesco com reconhecimento de patrimônio mundial, que apresenta atrativos turísticos naturais como o Arquipélago de Sant’Anna, que mantém aqui em Macaé um fragmento geológico da costa da África. A cidade oferece uma rede de serviços de receptividade ao turismo que deve conhecer o nosso projeto e todo esse potencial”, apresentou a professora da UFRJ, Katia Mansur.

Jogos de Praia
O potencial geográfico de Macaé, apontado como atrativos turísticos importantes para o interior do Estado, também foi destacado como estratégico para a cidade ser uma das sedes da edição dos Jogos de Praia da Costa do Sol em 2024.

A proposta foi apresentada ao prefeito pelo consultor Lauter Nogueira, que destacou a infraestrutura de receptividade já instalada em Macaé, que mantém a segunda maior rede hoteleira do Estado, como referência para a cidade receber as delegações e torcedores que acompanham as edições dos Jogos - que reúne cerca de 3 mil atletas disputando medalhas em 13 modalidades esportivas de praia.
 
“A proposta é realizar duas edições, o Sul-americano e o Mundial, reunindo delegações de vários países. Macaé apresenta todo o potencial de participar dos Jogos e receber parte das modalidades que serão realizadas em outras cidades da Costa do Sol”, apontou Lauter.


A realização dos Jogos de Praia da Costa do Sol também é apresentada como uma referência para qualificação de profissionais que atuam em serviços de apoio ao Turismo, integrada à expertise já ofertada pela cadeia produtiva offshore local.
 
“A realização dos Jogos vai demandar uma grande oferta de serviços, abrindo mais oportunidades de emprego para o setor do turismo. E deixa como um legado a qualificação desta mão de obra para a atuação em grandes eventos, uma proposta muito bem trabalhada pelo governo de Macaé nos últimos anos”, ressaltou Marcos Navega.


A reunião também contou com a participação dos Secretários de Governo, Juninho Luna; de Esportes, Marvel Maillet; e de Turismo, Léo Anderson.

O prefeito de Carapebus, Bernard Tavares, junto ao vice-prefeito Marcelo Borges (Borginho), também acompanharam a apresentação dos projetos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp