22/08/2023 às 13h40min - Atualizada em 22/08/2023 às 13h40min

Exposição fotográfica “Tradicionais – Essência e Resistência da Pesca Artesanal”, entra em cartaz no Palácio das Águias, em Cabo Frio, nesta quarta (23)

A mostra retrata a essência da pesca artesanal e homenageia os pescadores que trabalham na Lagoa de Araruama

 

O Palácio das Águias, em Cabo Frio, recebe, a partir desta quarta-feira (23), a Exposição fotográfica “Tradicionais – Essência e Resistência da Pesca Artesanal”, do fotógrafo documental Raphael Paz. A mostra retrata a essência da pesca artesanal e homenageia os pescadores que atuam na Lagoa de Araruama, sobretudo os que trabalham em Figueira, distrito de Arraial do Cabo. A entrada é gratuíta.

O fotógrafo conta que o trabalho foi realizado de forma documental, para mostrar o trabalho dos trabalhadores da pesca artesanal, a essência, cultura e tradição. Segundo Raphael Paz, para produzir as imagens, ele utilizou o celular, com objetivo de igualar o olhar artístico da fotografia de uma forma acessível a todos.

“Comecei a fotografar durante a pandemia, registrando o trabalho dos pescadores artesanais. As imagens foram feitas em alguns lugares remotos como a antiga usina de sal Sá Pereira Bastos, a Ponta da Acaíra, o Morro do Caixão. Tudo de forma documental, com objetivo de mostrar este ofício e também a tradição que passa de pai para filho”, conta Raphael Paz.

Ao todo, serão expostas 40 fotografias em preto e branco. Uma das fotos, inclusive, foi selecionada para a Primeira Mostra Fluminense de Fotografia, no início do ano.

“Essa é a primeira etapa deste projeto, sendo essa a exposição de abertura. Nossa proposta também é mostrar que arte e cultura você pode fazer com o equipamento que tiver nas mãos, como um celular, por exemplo”, explica o fotógrafo.

A exposição ficará em cartaz no Palácio das Águias que fica localizado na Rua Érico Coelho, 72, Centro, Cabo Frio. O espaço funciona de quarta a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp