01/08/2023 às 20h54min - Atualizada em 01/08/2023 às 20h54min

Emart: Reforma da sede e seleção de alunos movimentam a Cultura

Os processos seletivos do Curso Técnico em Instrumento Musical e Canto e do Curso Técnico em Teatro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) estão em andamento para composição de turmas para este semestre.

 

Os processos seletivos do Curso Técnico em Instrumento Musical e Canto e do Curso Técnico em Teatro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) estão em andamento para composição de turmas para este semestre. A partir do próximo ano os cursos voltarão a acontecer na sede da escola, localizada no Centro Macaé de Cultura, que passa por reformas gerais para oferecer mais acessibilidade e conforto a alunos, professores e funcionários.

De acordo com o Secretário de Cultura, Leandro Mussi, a reforma abrange do piso ao teto da unidade. Toda a parte elétrica está sendo trocada e estão sendo instaladas novas divisórias das salas de música com tratamento acústico. Vazamentos no prédio foram reparados e também todo o telhado foi substituído.

"Estamos preparando a sede da Emart com todo o carinho para os alunos e para todos os profissionais. Em respeito às Pessoas com Deficiência (PCD), teremos o tão sonhado elevador. Peço paciência a todos pelo transtorno, mas é para o bem maior", diz Leandro.

Nesta segunda-feira (31), acontecem, em três turnos, as provas de percepção e teoria musical, solfejo, leitura métrica, ditado rítmico e melódico, referentes à primeira fase de seleção para o Curso Técnico de Instrumento e Canto. Na sexta-feira (28) e sábado (29), foi realizada a segunda etapa de seleção para o Curso Técnico em Teatro. Todas as provas, no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro da cidade, onde a Emart está funcionando provisoriamente.

A diretora da Emart, Cláudia Byspo, informou que, em breve, o novo Plano de Curso da instituição, já aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, será publicado. "Tomamos a decisão de antecipar os processos seletivos, primando pelo prazo para realizarmos este segundo semestre e garantindo as cargas horárias do novo plano. As matrículas serão abertas logo após a publicação do Plano de Curso", salienta a gestora.

"Este é o nosso primeiro processo seletivo dos cursos técnicos depois da pandemia de covid-19. Os participantes vieram mais afoitos pelo contato presencial. O contato visual e humano gera nas bancas a possibilidade de ler um pouco melhor este candidato, uma avaliação técnica, humana e bastante artística", completou Cláudia.

Música

Uma vaga na Emart, uma das poucas escolas de artes públicas no estado, é valorizada na região, atraindo muitos inscritos aos processos seletivos. O coordenador de Música da Emart, Leonardo Passos, frisa: "Devido à pandemia, à reforma na sede e à mudança do plano de curso, ficamos quase dois anos sem ter esta avaliação. Hoje, foi muito gratificante observar o desempenho dos candidatos. A partir do ano que vem, receberemos a sede reformada, com elevador, novos materiais, instrumentos e divisórias acústicas. Teremos uma escola ainda mais preparada para acolher nossos alunos".

Izalene Souza, de 23 anos, que já cursa graduação em Piano e dá aulas do instrumento, e Lucas Inácio, de 21, que estuda música há 15 anos e integra orquestras, foram alguns dos concorrentes a uma vaga no Curso Técnico de Música da Emart. "É importante este curso, porque nos dá uma base musical muito boa e posso me profissionalizar", diz Izalene.

Foram abertas vagas para aulas profissionalizantes de Baixo Elétrico, Bateria, Flauta-Transversa, Guitarra, Piano, Saxofone, Teclado, Violão e Canto, a pessoas maiores de 16 anos que concluíram o Ensino Médio (E.M.) ou estão cursando o segundo ano deste nível de ensino. Na próxima quarta-feira (dia 02), a listagem dos aprovados para a segunda fase de seleção para o Curso Técnico de Música será divulgada no Portal da Prefeitura e na secretaria da Emart. A segunda fase, prova prática para os candidatos aptos, será realizada individualmente, no período de 7 a 10 de agosto, em horários previamente agendados.

Teatro

Um total de 79 candidatos participou da primeira etapa do processo seletivo para o Curso Técnico em Teatro e 30 foram selecionados para a segunda, formada por duas partes: a encenação de um monólogo e uma avaliação com jogos teatrais e linguagem corporal. A banca de seleção foi composta por Cláudia Byspo, pelo coordenador de Teatro, Jardel Maia, e pelos professores de Teatro, Ademir Martins e Cássia Gomes. A listagem dos finalistas estará disponível, no Portal da Prefeitura, a partir da próxima segunda-feira (dia 07).

Jardel Maia destacou a postura dos membros da banca de seleção da Emart, que almejaram uma proximidade com cada candidato: "Buscamos entender o processo do aluno para compor sua cena e conhecer suas vivências e leituras. Foi uma abordagem que mostrou que o nosso interesse é que ele seja aprovado. Um olhar acolhedor".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp