27/06/2023 às 15h09min - Atualizada em 27/06/2023 às 18h38min

Merenda dos alunos da rede pública de Macaé tem peixe local e agricultura familiar

São mais de 40 mil alunos recebendo alimentos frescos produzidos pela própria cidade.

G1 - REGIÃO DOS LAGOS
https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/especial-publicitario/prefeitura-de-macae/capital-de-energia-e-do-orgulho-de-ser-macaense/noticia/2023/06/27/merenda-dos-alunos-da-rede-publica-de-macae-tem-peixe-local-e-agricultura-familiar.ghtml

São mais de 40 mil alunos recebendo alimentos frescos produzidos pela própria cidade. Em Macaé, os mais de 40 mil alunos da rede pública de educação recebem diariamente produtos frescos da agricultura local e dos pescadores da cidade. É que a Prefeitura de Macaé possui contratos com a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Sana e a Associação dos Moradores Produtores Rurais e Agricultura Familiar da Gleba Maria Amália.
São mais de 114 unidades de ensino que além de receber uma alimentação de qualidade, impulsionam a economia local, já que a Prefeitura compra diretamente dos produtores através das associações locais.
O secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim, destaca que o projeto da agricultura familiar fomenta a economia local. "A agricultura familiar gera empregos no campo e contribui com o desenvolvimento deste setor e nosso objetivo é fortalecer o trabalhador rural na produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo dos nossos alunos e da população em geral”, ressaltou, lembrando que o uso consciente do solo é uma diretriz adotada no projeto.
Produtos frescos fazem parte da alimentação dos alunos da rede pública da cidade
Arquivo Secom
De acordo com o coordenador de nutrição da Secretaria de Educação, Maurício Cooper, os alimentos são listados no termo de referência, que é gerado pelo setor de Nutrição, para a chamada pública, divulgada pelo Diário Oficial. “São itens de hortifruti, laticínios como iogurtes de diversos sabores, queijo e requeijão, produzidos regionalmente, conforme a sazonalidade, para atender a merenda escolar”, afirmou.
A secretaria de Agroeconomia presta auxílio aos agricultores e em seguida começa o fornecimento dos alimentos.
A secretária de Educação, Leandra Lopes, pontuou a importância das refeições fornecidas nas escolas como parte do processo de aprendizagem. “A merenda escolar é fundamental para o desenvolvimento do aluno, auxiliando em diversos aspectos como físico, foco, memória e ter os alimentos oriundos dos agricultores familiares de Macaé é uma garantia da qualidade, diversidade e práticas sustentáveis”, comentou.
Itens de hortifruti, laticionios e pescados são comprados pela prefeitura dos produtores locais
Rui Porto Filho

Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/especial-publicitario/prefeitura-de-macae/capital-de-energia-e-do-orgulho-de-ser-macaense/noticia/2023/06/27/merenda-dos-alunos-da-rede-publica-de-macae-tem-peixe-local-e-agricultura-familiar.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp