27/03/2023 às 16h56min - Atualizada em 28/03/2023 às 00h02min

São João da Barra vai sediar encontro da Rede de Cidades Antirracistas

Evento, que discute políticas públicas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial, vai reunir representantes de 20 cidades do Estado do Rio de Janeiro e uma da Bahia.

G1 - REGIÃO DOS LAGOS
https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2023/03/27/sao-joao-da-barra-vai-sediar-encontro-da-rede-de-cidades-antirracistas.ghtml
Evento, que discute políticas públicas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial, vai reunir representantes de 20 cidades do Estado do Rio de Janeiro e uma da Bahia. São João da Barra vai sediar, na próxima sexta-feira (31), a 5ª reunião da Rede de Cidades Antirracistas, que vai contar com representantes de 20 cidades do Estado do Rio de Janeiro e uma da Bahia, totalizando 100 participantes.
O evento vai ocorrer das 11h às 17h no Sindicato dos Servidores Públicos de São João da Barra (Sispusba). O objetivo é discutir o avanço das políticas públicas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial.
Entre as pautas da reunião estão a elaboração do regimento interno da Rede de Cidades Antirracistas, a definição do plano de trabalho das vice-presidências e a escolha da cidade que sediará o seminário anual de 2023.
O encontro será conduzido pelo presidente da Rede Cidades Antirracistas, Leonardo Mattos da Costa, e pelo presidente-adjunto, Kleber Luiz Gonzaga.
“Através da Rede Cidades Antirracistas estamos intensificando a luta para garantir os direitos da população negra não só em São João da Barra como, também, nos demais municípios signatários. Juntos somos mais fortes”, declarou a coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial de São João da Barra, Cristiane Monteiro Riscado.
O encontro é organizado pela Secretaria Geral da Rede de Cidades Antirracistas, por meio da presidência, que é a Prefeitura do Rio de Janeiro,e presidência adjunta, a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, com o apoio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de São João da Barra.
Rede de Cidades Antirracistas
O pacto para a criação da Rede de Cidades Antirracistas foi assinado no dia 20 de junho de 2022 por 24 municípios, incluindo cidades das regiões Serrana, dos Lagos e Norte do RJ. Na ocasião, cada município ficou responsável pela execução do convênio em seus territórios.
O Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial – Rede de Cidades Antirracistas está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e também tem parceria com a Unesco.
Ele está baseado em quatro diretrizes: Governança Integrada e Desenvolvimento Territorial; Educação, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Combate às Desigualdades Étnico-Raciais e ao Preconceito; e Patrimônio Cultural e Direito à Cidade.
As cidades que fazem parte do pacto são:
Petrópolis (RJ);
Campos dos Goytacazes(RJ); ;
Quissamã (RJ);
São João da Barra (RJ);
Macaé (RJ);
Cabo Frio (RJ);
Arraial do Cabo(RJ);
Magé (RJ);
Volta Redonda(RJ);
Nova Iguaçu(RJ);
Queimados(RJ);
São Gonçalo (RJ);
Nilópolis (RJ);
Japeri (RJ);
Barra do Piraí (RJ);
Três Rios (RJ);
Quatis (RJ);
Itaguaí (RJ);
Barra Mansa (RJ);
Paraty (RJ);
Paty do Alferes (RJ);
Rio de Janeiro (RJ);
Niterói (RJ);
e Salvador (BA).

Fonte: https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2023/03/27/sao-joao-da-barra-vai-sediar-encontro-da-rede-de-cidades-antirracistas.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp