25/03/2023 às 15h18min - Atualizada em 26/03/2023 às 00h02min

Postos de saúde de Cabo Frio ampliam horário de atendimento a partir deste sábado

As unidades vão funcionar com horários estendidos em dias da semana específicos. Veja lista.

G1 - REGIÃO DOS LAGOS
https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2023/03/25/postos-de-saude-de-cabo-frio-ampliam-horario-de-atendimento-a-partir-deste-sabado.ghtml
As unidades vão funcionar com horários estendidos em dias da semana específicos. Veja lista. A partir deste sábado (25), os postos de saúde de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, passam a contar com horários de atendimento ampliados.
As 20 unidades da cidade terão dias específicos de funcionamento estendido, das 7h às 19h em alguns dias da semana. Antes, as unidades iniciavam o expediente às 8h e encerravam às 17h.
Em Tamoios, no segundo distrito, por exemplo, sete unidades estão tendo atendimento neste sábado, enquanto na UBS de Santo Antônio, o horário estendido será de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
“A Atenção Básica é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), onde cerca de 80% dos problemas de saúde da população podem ser solucionados. Esse atendimento pode, por exemplo, desafogar os atendimentos nas emergências. Além disso, é mais uma medida para facilitar o acesso da população aos cuidados com a saúde. Entendemos a vida corrida, no entanto, queremos que o cidadão se cuide. Novos horários permitirão que a pessoa receba o atendimento fora do horário comercial, durante a semana, e aos sábados”, ressalta o secretário de Saúde, Janio Mendes.
A secretária adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Francislene Casemiro, explica que serão ofertados atendimentos médicos e de enfermagem. Os pacientes também poderão fazer a coleta de preventivo, se vacinarem e aferir a pressão arterial. O atendimento será ofertado por demanda espontânea e agendamento, com foco na população de cada território.
“É importante a adesão da população a essa nova proposta, procurando as unidades básicas de saúde e aderindo aos atendimentos e tratamentos. Atender a população de maneira preventiva é promover qualidade de vida e fortalecer o sistema único de saúde (SUS)”, diz Francislene.

Confira a lista com os dias de atendimento estendido:
Primeiro distrito
Das 7h às 19h:
ESF Praia do Siqueira I e II – segunda e terça-feira
ESF Palmeiras – quarta-feira
ESF Guarani – segunda-feira
ESF Manoel Corrêa II – terça-feira
ESF Jardim Nautillus – quarta-feira
ESF Vila do Sol – segunda-feira
ESF Parque Burle – sexta-feira
ESF Monte Alegre – terça e quarta-feira
ESF Tangará – segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira
ESF Jacaré – segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira
ESF Jardim Caiçara – segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira
UBS Itajuru – segunda, terça, quarta e quinta-feira
Em Tamoios:
UBS Santo Antônio – segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira, das 8 às 19h
ESF Angelim – último sábado de cada mês, 7h às 16h
ESF Florestinha – último sábado de cada mês, 8h às 17h
ESF São Jacinto – último sábado de cada mês, 8h às 17h
ESF Botafogo – último sábado de cada mês, 8h às 13h
ESF Maria Joaquina – último sábado de cada mês, 8h às 13h
ESF Samburá – último sábado de cada mês, 8h às 13h
ESF Nova Califórnia – último sábado de cada mês, 8h às 13h

Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2023/03/25/postos-de-saude-de-cabo-frio-ampliam-horario-de-atendimento-a-partir-deste-sabado.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp