23/03/2023 às 14h12min - Atualizada em 25/03/2023 às 00h02min

Enfermeiros recebem capacitação para identificar precocemente sinais de tuberculose em Rio das Ostras, no RJ

Programa de Controle da Tuberculose funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

G1 - REGIÃO DOS LAGOS
https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2023/03/23/enfermeiros-recebem-capacitacao-para-identificar-precocemente-sinais-de-tuberculose-em-rio-das-ostras-no-rj.ghtml

Programa de Controle da Tuberculose funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h Enfermeiros recebem capacitação para identificar precocemente sinais de tuberculose em Rio das Ostras, no RJ
Allexandre Costa/Prefeitura de Rio das Ostras
Enfermeiros que atuam na Rede de Atenção Primária de Rio das Ostras, na Baixada Litorânea do Rio, aprovados no último Concurso Público do município receberam nesta quarta-feira (22) uma capacitação para atuar nos fluxos e rotinas do Programa de Controle da Tuberculose.
A qualificação aconteceu no auditório do Parque dos Pássaros, no Jardim Mariléa, e preparou mais 17 profissionais da Rede.
Com a abordagem “Tuberculose na Atenção Primária: Prevenção, Tratamento e Cura”, os servidores aprenderam sobre os sinais e sintomas da doença, a identificar os sintomáticos respiratórios (pessoas que apresentam tosse por três semanas ou mais), solicitar exame de escarro e como colher uma boa amostra.
Também foram abordados assuntos como o fluxo de atendimento de casos suspeitos, o monitoramento do tratamento da infecção latente, a realização da avaliação dos contactantes intradomiciliares do paciente com tuberculose, o abandono do tratamento, entre outros.
"A capacitação contribui diretamente com o serviço prestado à população, ela oportuniza a identificação precoce de um caso suspeito para investigação, diagnóstico e tratamento, interrompendo assim a cadeia de transmissão da doença", explicou Karla Viana, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose do Município.
O Programa de Controle da Tuberculose funciona no Centro de Saúde, na sala 26, no endereço Avenida Guanabara, s/nº, Extensão do Bosque, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações sobre o programa também podem ser obtidas pelo telefone (22) 2771-4170.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2023/03/23/enfermeiros-recebem-capacitacao-para-identificar-precocemente-sinais-de-tuberculose-em-rio-das-ostras-no-rj.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp