10/03/2023 às 18h39min - Atualizada em 11/03/2023 às 06h03min

Pacientes renais cobram clínica de hemodiálise em Maricá, no RJ

Nesta quinta-feira (9) é celebrado o Dia Mundial do Rim. Ação de conscientização foi realizada na Praça Orlando de Barros Pimentel.

G1 - REGIÃO DOS LAGOS
https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2023/03/10/pacientes-renais-cobram-clinica-de-hemodialise-em-marica-no-rj.ghtml
Nesta quinta-feira (9) é celebrado o Dia Mundial do Rim. Ação de conscientização foi realizada na Praça Orlando de Barros Pimentel. Pacientes renais de Maricá reclamam das condições de tratamento
Nesta quinta-feira (9) foi celebrado o Dia Mundial do Rim, com o objetivo de reforçar a importância das pessoas terem cuidado com a saúde. Em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, pacientes renais se reuniram na Praça Orlando de Barros Pimentel para conscientizar a população sobre as doenças que atingem o órgão e para cobrar uma clínica de hemodiálise na cidade.
Atualmente, os pacientes renais do município fazem o tratamento em Niterói ou Itaboraí. As sessões acontecem três vezes por semana e levam cerca de 3 a 4 horas para cada paciente, que precisam esperar que todos os colegas sejam atendidos para voltar para casa.
"A gente sai 8h, chega lá na clínica 10h, quando é 10h40 a gente entra na máquina e só vai sair 15h30/15h40, se não der complicação nenhuma. E é difícil. A gente pega engarrafamento, quando tem feriado é o maior sufoco, a gente fica na van preso. E a van vai quicando, a gente vai pulando ali dentro", desabafou José Alberto, paciente renal.
Seu José contou ao g1 que tem dias que as vans estão lotadas e acontece de paciente ter que ir em pé após a sessão.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que "faz parte do seu planejamento a implantação do serviço de hemodiálise municipal, previsto para funcionar no Hospital Munições Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí".
Enquanto o serviço não é feito no município, os pacientes continuarão sendo atendidos nas clínicas conveniadas, que ficam em Niterói e Itaboraí, e a Prefeitura continuará disponibilizando o deslocamento gratuito.
A secretaria informou ainda que atualmente 81 moradores fazem o tratamento de hemodiálise e utilizam o transporte do município, que é feito por veículo adaptado, inclusive para pessoas com deficiência física.
O município explicou que houve um aumento da demanda, causada pelo crescimento populacional de Maricá e que uma nova licitação para aumentar a frota de veículos já foi realizada, e que em breve mais carros serão disponibilizados para os serviços, incluindo o transporte de paciente.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2023/03/10/pacientes-renais-cobram-clinica-de-hemodialise-em-marica-no-rj.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp