08/03/2023 às 12h55min - Atualizada em 08/03/2023 às 12h55min

Macaé como eixo logístico regional

A viabilidade e a consolidação de empreendimentos que reposicionam Macaé como o eixo logístico regional pautaram a reunião geral do Repensar



A viabilidade e a consolidação de empreendimentos que reposicionam Macaé como o eixo logístico regional pautaram a reunião geral do Repensar, realizada na manhã desta segunda-feira (6).
A instalação da nova ferrovia EF-118, a relicitação da concessão da BR 101 e o início das obras de construção do Tepor foram apresentados como empreendimentos essenciais a nova dinâmica econômica do Norte Fluminense, que reúne investimentos que ampliam o potencial de segmentos como o mercado do petróleo, gás e energia, agronegócio, indústria petroquímica e de produção de energia. 
Sobre a EF-118, o Repensar acompanha as discussões promovidas pelo governo federal sobre a definição do traçado da ferrovia que cortará os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, conectando portos responsáveis por escoar produções de minério e cargas de itens para exportação. 
A proposta apresentada pelo Repensar é garantir que o projeto de instalação da EF-118 inclua Macaé como estação regional, tornando o transporte de cargas ferroviário uma nova alternativa de logística para a cadeia produtiva de óleo e gás, além de escoamento da produção de grãos baseada no município.
O Repensar acompanha também as discussões sobre o processo de relicitação do Trecho Norte da BR 101, a partir da devolução da concessão já anunciada pela Arteris. A garantia de continuidade das obras de duplicação nos trechos de Macaé e de Campos, e o novo traçado da rodovia no acesso ao Arco Metropolitano (BR 040), fazem parte da lista de garantias defendida pelo fórum, a partir do novo modelo de contrato avaliado pelo governo federal.
Na reunião geral deste mês, o Repensar também destacou a nova etapa de consolidação do Tepor, diante da expectativa do início das obras de construção do Terminal de Petróleo. Os processos licitatórios para a contratação de fornecedores e o cronograma de execução do projeto são acompanhados pelo fórum.

O Repensar – 
O Repensar Macaé é o movimento das instituições empresariais locais que se propõe a discutir pautas relacionadas ao novo ciclo de desenvolvimento econômico, social e sustentável da região. 
Compõem o Repensar: Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Comissão Municipal da Firjan, Macaé Convention and Visitors Bureau (Macaé CVB), Sociedade dos Engenheiros do Petróleo (SPE), Rede Petro-Bacia de Campos, Associação Macaense de Contabilistas (AMACON), Associação Brasileira das Empresas de Serviços do Petróleo (ABESPETRO) e a International Association of Drilling Contractors (IADC).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp