03/03/2023 às 09h34min - Atualizada em 04/03/2023 às 00h24min

Posto de Saúde em Saquarema tem projeto piloto para hipertensos e diabéticos

Encontros quinzenais são realizados no posto de Estratégia de Saúde da Família de Sampaio Corrêa para verificação de pressão arterial, hemoglicoteste, peso, altura e cálculo do índice de massa corpórea.

G1 - REGIÃO DOS LAGOS
https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2023/03/03/posto-de-saude-em-saquarema-tem-projeto-piloto-para-hipertensos-e-diabeticos.ghtml

Encontros quinzenais são realizados no posto de Estratégia de Saúde da Família de Sampaio Corrêa para verificação de pressão arterial, hemoglicoteste, peso, altura e cálculo do índice de massa corpórea. Pacientes diabéticos e hipertensos fazem atividades físicas têm saúde monitorada em encontros quinzenais realizados pelo projeto piloto em Saquarema
Prefeitura de Saquarema
A Prefeitura de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, está trabalhando em um projeto piloto chamado Hiperdia Saudável, voltado para pacientes hipertensos e diabéticos.
O projeto está sendo desenvolvido no posto de Estratégia de Saúde da Família de Sampaio Corrêa. Por meio de encontros quinzenais na unidade, os pacientes são acompanhados com a verificação da pressão arterial, hemoglicoteste, peso, altura e cálculo do índice de massa corpórea.
Os dados colhidos são utilizados como base para orientação terapêutica durante as consultas multidisciplinares.
Com o apoio da equipe do Núcleo de Atenção à Saúde da Família e da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, os alimentos produzidos no Centro Demonstrativo da Produção Agrícola Municipal são doados para unidade.
Alimentos produzidos no Centro Demonstrativo da Produção Agrícola Municipal são doados à unidade em Sampaio Corrêa, que mantém projeto piloto que atende hipertensos e diabéticos, em Saquarema
Prefeitura de Saquarema
O projeto piloto é coordenado pela enfermeira Mariana Oliveira e conta com a atuação de agentes comunitários de saúde, médico, dentista e técnico de enfermagem, além do apoio de nutricionista e educador físico. Os encontros promovem a prática de atividades físicas guiadas e orientação nutricional para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
“O projeto tem várias finalidades. Além de sanar as dúvidas dos usuários e expor experiências de cada um, promove um grande enriquecimento entre a equipe de saúde e os pacientes durante os encontros, buscando melhorar a qualidade de vida dos usuários”, informou o Secretário Municipal de Saúde, dr. João Alberto Oliveira.
Já a Prefeita Manoela Peres afirmou que a ideia é expandir o projeto para as demais unidades de saúde da cidade.
“Temos visto bons resultados com o projeto Hiperdia Saudável na ESF de Sampaio Corrêa. Por ser um projeto piloto, passará por melhorias para que possa ser implantado nas demais ESFs da cidade, sempre se adequando às características da população local”, complementou a Prefeita Manoela Peres.
Dados da Saúde
Saquarema possui 17 unidades de atenção básica de saúde no município, com uma cobertura de mais de 90% dos pacientes cadastrados, sendo uma das maiores do Estado do Rio.
As unidades de saúde funcionam como porta de entrada do Sistema Único de Saúde e atuam com foco na prevenção de doenças e no atendimento mais humanizado e domiciliar.
Os endereços de cada unidade de saúde podem ser consultados no Portal da Transparência.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2023/03/03/posto-de-saude-em-saquarema-tem-projeto-piloto-para-hipertensos-e-diabeticos.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp