02/03/2023 às 09h36min - Atualizada em 03/03/2023 às 00h20min

Quatro cidades do RJ recebem oficinas de reaproveitamento, comercialização e beneficiamento do pescado

Projeto do Instituto Onda Azul estará em Saquarema nesta quinta (2) e sexta-feira (3). Depois, iniciativa segue para Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Maricá.

G1 - REGIÃO DOS LAGOS
https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2023/03/02/quatro-cidades-do-rj-recebem-oficinas-de-reaproveitamento-comercializacao-e-beneficiamento-do-pescado.ghtml

Projeto do Instituto Onda Azul estará em Saquarema nesta quinta (2) e sexta-feira (3). Depois, iniciativa segue para Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Maricá. Oficina do Instituto Onda Azul vai ensinar como o pescado pode ser melhor aproveitado gerando renda para as comunidades pesqueiras
Instituto Onda Azul
O Instituto Onda Azul oferece, a partir desta quarta-feira (02), vai realizar oficinas gratuitas de reaproveitamento, comercialização e beneficiamento do pescado em quatro cidades do Rio de Janeiro ao longo do mês de março. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp do Instituto, que é o (21) 3923-5513. E as oficinas serão sempre de 8h às 18h.
Nesta quarta (2) e quinta-feira (3), a iniciativa, realizada por meio do Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL), chega a Saquarema, na Região dos Lagos do Rio. Depois, segue para as cidades de Cabo Frio, neste sábado (4) e domingo (5); São Pedro da Aldeia (16 e 17 de março); e Maricá, Região Metropolitana (em 11 e 18 de março). Veja os locais no final da reportagem.
O projeto USSL tem o foco na pesca lagunar e nos pescadores.
"A ideia principal das oficinas é ensinar à comunidade como aproveitar ou reaproveitar a carne de pescado, capacitando os moradores a como usar a carne sem desperdiçá-la e para transformar o peixe em receitas que possam ser convertidas em uma alternativa de renda", explica o Instituto Onda Azul.
Como vai ser a oficina?
Os interessados vão receber aulas teóricas e práticas de culinária de pescado, conciliando conceitos técnicos com saberes tradicionais.
Estarão presentes o doutor em biologia, David Barreto de Aguiar, que vai ensinar sobre qualidade e higienização do pescado; além de Janeci Carmem Rodrigues, mestra sabedora, será a orientadora das receitas.
Projeto USSL
O USSL é um projeto multi-institucional, em parceria com a Petrobras, que participam Universidades Federais, como a UFF e UFRRJ, empresas como a Cardume e Planett, bem como instituições como: Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia (Aspaprab), em São Pedro da Aldeia, Colônia Z-4, em Cabo Frio, Colônia Z-24, em Saquarema e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba (APBI), em Maricá.
"O Projeto USSL possui três áreas de atuação, para esta oficina a equipe responsável é a do Eixo 3, caracterizado pelo ‘Desenvolvimento Econômico e Fortalecimento Comunitário’".
Datas e locais das oficinas (8h às 18h):
Saquarema
02 e 03/03
Toca do Peixe: Estrada da Mombaça, sem número. (Mombaça).
Cabo Frio
04 e 05/03
Igreja Metodista: Rua Rondônia, 11, Siqueira.
São Pedro da Aldeia
16 e 17/03
Igreja Congregacional da Baleia: Rua Carlota Serpa, 225. (Baleia).
Maricá
11/03
Banco Mumbuca: Rua Eugenia Modesto da Silva, 234, no Parque Eldorado.
18/03
Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca: Estrada de Ubatiba, KM1.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2023/03/02/quatro-cidades-do-rj-recebem-oficinas-de-reaproveitamento-comercializacao-e-beneficiamento-do-pescado.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp