02/03/2023 às 15h26min - Atualizada em 03/03/2023 às 00h00min

Themis celebra 30 anos com ação no trensurb no Dia da Mulher

Advogadas da organização e parceiras se revezarão para atender gratuitamente as usuárias que transitam pelo hall de entrada da estação em Porto Alegre

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa Themis
Janaína Kalsing/Themis

Dia 8 de março, data em que celebra três décadas de atuação, a Themis realiza uma ação para informar mulheres sobre seus direitos. É a 7ª edição do Estação Themis, iniciativa que ocorrerá na Estação Mercado (Av. Júlio de Castilhos, nº 4 – Centro, Porto Alegre), das 7h às 12h, e contará com advogadas da organização e parceiras, que se revezarão para atender gratuitamente as usuárias que transitam pelo hall de entrada da estação.

A tradicional ação, que tem apoio do SindiMetrô RS e deu uma pausa nos dois últimos anos em razão da pandemia da Covid-19, consiste na instalação de uma bancada móvel de atendimento. O objetivo é ocupar os espaços públicos, como o transporte urbano, para ampliar as estruturas de acolhimento às meninas e mulheres da Capital e da Região Metropolitana. A atividade mobilizará também Promotoras Legais Populares (PLPs) de diversas regiões, Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs), sócias e sócios e a equipe técnica da organização.

O grupo estará disponível para tirar dúvidas sobre direitos das mulheres, Lei do Feminicídio, Lei Maria da Penha, direitos trabalhistas, ciclo da violência entre outros temas. Além disso, as usuárias poderão conhecer um pouco mais sobre os programas desenvolvidos pela organização feminista e antirracista de Porto Alegre.

A escolha da Estação Mercado é estratégica: o local recebe diariamente a circulação de dezenas de pessoas, entre homens e mulheres, moradores de Porto Alegre e da Região Metropolitana. “Sabemos que nenhuma mulher procurará um direito que não sabe que tem. Por isso, é tão importante realizar ações como essa, auxiliando que essas pessoas saibam quais direitos podem acessar”, pontua Márcia Soares, advogada e diretora executiva da Themis.

O 8 de março deste ano culmina, ainda, com o aniversário de 30 anos da Themis. São três décadas de atuação na promoção de uma rede de apoio e enfrentamento para compartilhar, elucidar e defender os direitos fundamentais das mulheres. Desde a sua criação, a organização feminista e antirracista desenvolveu programas de formação de PLPs, trabalhadoras domésticas e JMCs, participou do consórcio de organizações que debateu e propôs a Lei Maria da Penha, bem como atuou junto a organizações que lutam pelos direitos das trabalhadoras domésticas entre outros projetos.

Fique por dentro
Evento:
Estação Themis 2023
Data: 8 de março, quarta-feira
Horário: das 7h ao meio-dia
Local: Estação Trensurb Mercado, Centro Histórico, Porto Alegre


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp