26/02/2023 às 18h03min - Atualizada em 27/02/2023 às 06h05min

Três praias de Cabo Frio são consideradas impróprias para banho pelo Inea

Praias do Siqueira, do Forte e Palmeiras tiveram resultados negativos em fevereiro.

G1 - REGIÃO DOS LAGOS
https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2023/02/26/tres-praias-de-cabo-frio-sao-consideradas-improprias-para-banho-pelo-inea.ghtml
Praias do Siqueira, do Forte e Palmeiras tiveram resultados negativos em fevereiro. Três praias de Cabo Frio foram consideradas impróprias para banho em pesquisa recente divulgada. De acordo com o último levantamento do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), as Praias do Siqueira, Praça do Forte e Palmeiras tiveram resultados negativos em fevereiro.
Outras praias da Região dos Lagos também foram avaliadas neste mêsme algumas foram consideradas impróprias para banho.
Araruama, é o ponto com mais locais impróprios. São oito ao total: Seca, Nobres, Areal, Pontinha e Iguabinha.
Em Saquarema, são três locais considerados poluídos, as lagoas de Itaúna, do Boqueirão, e de Saquarema.
Já em Arraial do Cabo, duas praias estão impróprias que são Monte Alto e Fiqueira, segundo o Inea.
As cidades de Iguaba Grande e Armação dos Búzios não passaram pela coleta feita pelo Inea.
Prefeituras se pronunciam sobre problema
A prefeitura de Cabo Frio esclarece que a questão da balneabilidade das praias está diretamente ligada ao saneamento básico de responsabilidade contratual da concessionária Prolagos.
Já a concessionária disse, em nota, que a Estação de Tratamento de Esgoto na Praia do Siqueira funciona de acordo com a licença de operação e atende aos parâmetros da legislação ambiental.
Em breve, a unidade passará por obra de ampliação e será uma das mais modernas da região, atuando em nível terciário. O projeto está em fase de aprovação e licenciamento junto aos órgãos ambientais.
O sistema de esgotamento sanitário em vigor é o coleta em tempo seco, também utilizado em cidades como Paris, Madri, Lisboa e Londres. Desde agosto do ano passado, a concessionária iniciou obras de implantação de rede separativa em algumas localidades, como na Praia do Siqueira.
Além disso, reforçando o compromisso com a recuperação da laguna, a Prolagos informou que irá investir R$50 milhões na conclusão do cinturão no entorno da laguna.
Além de Ubás, em Iguaba Grande, onde já foi implantado, em 2022, um quilômetro de rede que receberá o esgoto que sai dos imóveis iguabenses, até 2024, obra também se estenderá aos bairros Recanto das Dunas, Vila do Sol, Jacaré (próximo ao Mercado de Peixe) e Porto do Carro, em Cabo Frio; Vinhateiro, Mossoró, Baixo Grande, Nova São Pedro e Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia; e Vila Industrial, em Arraial do Cabo; concluindo a faixa de proteção da laguna.
A construção irá se somar aos 38 km de cinturão já implantados na área de concessão da companhia.
Apesar de não ser responsável pela balneabilidade das praias, as atividades da concessionária contribuem para a melhoria dos mares rios e lagoas da região).
Já a prefeitura de Saquarema esclarece que a coleta feita pelo Inea foi no período chuvoso, e que é natural que a balneabilidade apresente resultados acima dos limites permitidos.
A prefeitura de Arraial do Cabo informou que está acompanhando a situação dos locais e que foi possível que as chuvas tenham afetado a balneabilidade.
Já a Prefeitura de Araruama informou que a cidade tem um cinturão de coleta no entorno da laguna, e com isso, 80% do esgoto de Araruama deixaram de ser pespejados na Laguna.
O município informou, ainda, que realiza a fiscalização para bloquear ligações clandestinas.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2023/02/26/tres-praias-de-cabo-frio-sao-consideradas-improprias-para-banho-pelo-inea.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp