10/02/2023 às 18h31min - Atualizada em 11/02/2023 às 00h02min

Repaginada, Superliga europeia tenta ressurgir

Premier League e clubes ingleses esnobam o novo plano; e há explicações para o silêncio

Uol - Esporte
https://redir.folha.com.br/redir/online/esporte/rss091/*https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marina-izidro/2023/02/repaginada-superliga-europeia-tenta-ressurgir.shtml

Vi um jornalista britânico descrever a Superliga como "aquele cheiro ruim do qual você não consegue se livrar". O comentário foi depois da nova proposta apresentada para a criação desta liga independente de clubes europeus. Mas a ideia repaginada tem pelo menos um grande problema.



Lançada em abril de 2021, a primeira versão da Superliga foi tão polêmica que não durou nem 48 horas. O plano era ter membros fixos ?Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Tottenham, Milan, Inter de Milão, Juventus, Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid? e 20 equipes no total. Um clubinho exclusivo dos mais ricos com uma competição paralela para concorrer com a Liga dos Campeões. Torcedores protestaram, treinadores, comentaristas e jogadores reprovaram, Uefa e Fifa ameaçaram banir clubes e atletas, e até o então primeiro-ministro britânico Boris Johnson se meteu, prometendo uma lei para impedir a adesão dos ingleses. A ideia ficou adormecida, mas não abandonada, principalmente por Barcelona, Real Madrid e Juventus.



Na nova tentativa, o diretor da A22 Sports Management ?responsável pelo projeto? disse nesta semana que conversou com quase 50 clubes europeus, sem citar quais, e montou a base do que seria a nova Superliga. Mais inclusiva e tentando corrigir controvérsias, propõe a participação de até 80 clubes baseada em mérito esportivo, ou seja, ninguém estaria garantido; todos disputando campeonatos nacionais; mais de uma divisão; cada integrante jogando ao menos 14 partidas por temporada, para ter estabilidade e receita.



Desta vez as reações foram menores, menos raivosas e mais criativas. Javier Tebas, presidente da La Liga, disse que a Superliga é o lobo mau disfarçado de vovozinha da história da Chapeuzinho Vermelho. A Associação de Torcedores de Inglaterra e País de Gales a chamou de liga zumbi. Um repórter do principal canal esportivo inglês classificou o anúncio como "manobra de relações públicas" por "ciúmes do sucesso da Premier League". A organização que representa 40 ligas com mais de 1.000 clubes europeus disse que não foi consultada.
Leia mais (02/10/2023 - 18h31)

Fonte da Notícia uol.com



Fonte: https://redir.folha.com.br/redir/online/esporte/rss091/*https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marina-izidro/2023/02/repaginada-superliga-europeia-tenta-ressurgir.shtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp