26/01/2023 às 15h40min - Atualizada em 28/01/2023 às 00h00min

Smart Summit 2023: painel sobre ESG aborda a importância de se investir na educação pública

Organização do terceiro setor referência no assunto discutirá temas como educação financeira e empreendedorismo durante a 6ª edição do evento

SALA DA NOTÍCIA Camilla França
RPM Comunicação
Divulgação

A maior feira de investimentos do Rio de Janeiro chega à sexta edição abrindo espaço para uma das maiores organizações voltadas para a educação de jovens do mundo. Realizada pela InvestSmart XP e apresentada pela QR Asset Management, o Smart Summit traz debates atuais e relevantes em torno do mercado financeiro, como o ESG – tema que será abordado durante o painel da JA Rio de Janeiro, que integra a rede global Junior Achievement. O evento acontecerá nos dias 02 e 03 de fevereiro, na Expo Mag. O Painel ESG será realizado na Sala de Mercado, no dia 03, às 17h30.

 

Com expectativa de público de 7 mil pessoas, a iniciativa abordará novos temas para levar educação financeira aos participantes. O tema é um dos pilares de atuação da JA, organização social fundada nos Estados Unidos, em 1919, e presente no Brasil há 40 anos. Desde 1999 no Rio de Janeiro, onde já impactou mais de 350 mil adolescentes, jovens e pessoas em vulnerabilidade social, a ONG debaterá o papel do terceiro setor enquanto solução da sigla “S”, do conceito ESG (Environmental, Social and Governance), para o investimento em educação financeira e empreendedora, principalmente a estudantes da rede pública de ensino e aos chamados “nem-nem”, jovens de baixa renda que não trabalham nem estudam devido ao contexto social no qual estão inseridos.

 

Para Renata Guimarães, diretora-executiva da JA Rio de Janeiro, o painel é uma oportunidade de conectar executivos, investidores e profissionais interessadas no mundo dos negócios e em responsabilidade social. “Será uma grande oportunidade abordar um tema cada vez mais urgente e presente nas grandes corporações, em um contexto com foco em investimento, negócios e oportunidades. O nosso papel é fazer com que essas oportunidades cheguem a ainda mais pessoas, contribuindo com a redução da desigualdade social e com a geração de emprego e renda”, destaca.

 

O Painel ESG contará com a participação de Graziella Castilho, presidente da JA Rio de Janeiro; os conselheiros da organização Ronaldo Valiños, sócio da PwC Brasil, e Renata Nahon, especialista em Diversidade e Inclusão; e Davi Gomes, ex-aluno da JA Rio de Janeiro, administrador e fundador do coletivo S.O.S Vila Vintém. Durante o evento, também serão divulgados, em primeira mão, os principais resultados de uma pesquisa exclusiva sobre ESG, realizada no final de 2022 pela JA Rio de Janeiro, com foco nos voluntários do Projeto Trilha Empreendedora. A íntegra do levantamento será disponibilizada no dia 06 de fevereiro, no site da organização.

 

Além disso, também estão sendo ofertadas 100 cortesias para estudantes da rede pública de ensino e bolsistas da rede particular. Para pessoas que não se enquadram nestes critérios há ainda um cupom de 30% de desconto para a inscrição para o Smart Summit 2023 – que este ano terá 1.200 m² a mais de estrutura, 75 patrocinadores e sete salas de conteúdo.

 

Mais informações, acesse: https://jarj.rds.land/smart-summit-2023

 

Sobre o evento

 

A abertura da feira contará com a presença do Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O gestor da cidade falará ao lado do CEO da InvestSmart, Samyr Castro, e do presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, sobre o futuro e as oportunidades nas terras cariocas. Além deles, outros palestrantes estarão presentes, como Guilherme Benchimol, o fundador da XP Investimentos; Pablo Spyer, o fundador da Vai Tourinho; Tiago Reis, fundador da Suno; Cris Arcangeli, empresária e ex-Shark Tank; Julio Cesar, ex-goleiro e embaixador da InvestSmart; Fefa Moreira, diretora artística e empresária; e Bruno Hora, sócio e CMO da InvestSmart.

 

“Temos muito orgulho de manter, há dez anos, a sede da nossa empresa no Rio de Janeiro e patrocinar este importante evento há seis anos aqui. O mercado de investimentos é muito forte em São Paulo, mas, o Rio de Janeiro tem grande potencial para o desenvolvimento do setor. Além disso, queremos trazer a consciência financeira para a cidade”, afirma o CEO da InvestSmart, Samyr Castro. O executivo tem como objetivo transformar o Rio de Janeiro em um polo de negócios, aos moldes do que é feito na capital paulista. As palestras apresentadas no Smart Summit 2023 serão todas voltadas para esse fim.

 

Tal objetivo se apoia, também, na vertente educativa do evento, como defende o CIO da QR Asset Management, Alexandre Ludolf: “O viés de educação financeira do Smart Summit 2023 nos atrai bastante, pois, quando falamos do ambiente de criptoativos, por exemplo, a educação tem um papel ainda maior”.

 

Para Ludolf, a parceria com o Smart Summit é uma chance de apresentar conteúdo de qualidade sobre criptoativos, o que ajuda a desmistificar essa nova classe de ativos. “Nas palestras, vamos apresentar produtos regulados de fácil acesso para o investidor, em um momento de grandes oportunidades de médio e longo prazo”, sustenta o CIO.

 

Formação de assessores de investimentos

 

Além dos painéis, como o da JA Rio de Janeiro, haverá uma sala exclusiva para a formação de assessores de investimentos, com possibilidade de contratação. A geração de empregos, inclusive, é um dos pontos mais defendidos e buscados por Samyr. “Nos nossos dez anos de atuação, já geramos 456 empregos só no Rio de Janeiro”, conta o executivo. A proatividade do CEO em gerar bons resultados para o Rio foi reconhecida este ano, quando recebeu o conjunto de medalhas Pedro Ernesto, a maior honraria concedida pela Câmara Municipal, em razão do trabalho que o executivo realiza nos territórios carioca e fluminense.

 

A profissão de assessor de investimentos é aposta certeira de Samyr, que busca sempre promover a especialização dos profissionais. “No Brasil, temos um assessor para cada 14 mil pessoas e, ao todo, temos apenas 20 mil profissionais em todo o país”, informa. Segundo o executivo, a profissão tem potencial de crescimento de 14% nos próximos anos.

 

Sobre a InvestSmart XP

 

A InvestSmart XP é o maior escritório de investimentos do Rio de Janeiro, com mais de 60 escritórios pelo Brasil e mais de 700 assessores. Eleita pela XP Investimentos um dos melhores escritórios de investimento do país, possui R$ 14 bilhões sob custódia, nove anos de existência, mais de 90 mil clientes e mais de mil colaboradores ao redor do Brasil.

 

Saiba mais sobre a InvestSmart XP em: https://investsmartxp.com.br

 

Sobre a QR Asset Management

 

A QR Asset Management é a maior gestora 100% criptoativos da América Latina, que lançou os primeiros ETFs de bitcoin (QBTC11), ethereum (QETH11) e DeFi (QDFI11) da América Latina. Habilitada pela CVM e Anbima, a empresa possui R$ 315 milhões em ativos sob gestão e já conta com mais de 100 mil clientes diretos e indiretos. A gestora é parte da holding QR Capital, que desde sua fundação, em 2018, trabalha para a profissionalização, regulação e institucionalização do mercado de blockchain e criptoativos.

 

Saiba mais sobre a QR Asset em: https://qrasset.com.br

 

Sobre a Junior Achievement

 

A JA Worldwide é uma das maiores ONGs voltadas para jovens do mundo. A instituição, indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2022, inspira e prepara jovens para uma economia global, com foco em empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho. Há mais de 100 anos, oferece soluções práticas, aprendizagem experiencial para o mercado de trabalho, alfabetização financeira e empreendedorismo. A cada ano, quase 600 mil voluntários e professores atendem mais de 10 milhões de estudantes em mais de 100 países. Recentemente, a instituição foi contemplada, pelo quarto ano seguido, como uma das 10 ONGs mais importantes do mundo no ranking global thedotgood 200 para 2022, que concentra, exclusivamente, organizações que geram lucro social e conecta aqueles que colocam o impacto positivo e o lucro social em primeiro lugar.

 

No Rio de Janeiro desde 1999, a JA atua com a missão de despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas educacionais que difundem a prática da livre iniciativa, com ética e responsabilidade social. O apoio financeiro da iniciativa privada viabiliza a implementação dos projetos, que são realizados em parceria com as secretarias de Educação do Estado e de municípios. Além disso, conta com a participação de educadores, voluntários e gestores, que unem forças para impulsionar o futuro da educação, preparando adolescentes e jovens para a vida em todas as suas dimensões.

 

Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br

 

Serviço

 

Smart Summit 2023

Data: 02 e 03 de fevereiro

Local: Expo Mag – R. Beatriz Larragoiti Lucas – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ

Programação e ingressos: https://smartsummit.com.br

 

Painel ESG – JA Rio de Janeiro

Data e horário: 03 de fevereiro, das 17h30 às 18h30

Local: Sala Mercado / Expo Mag – R. Beatriz Larragoiti Lucas – Cidade Nova, Rio de Janeiro

Cortesias e cupons de desconto: https://jarj.rds.land/smart-summit-2023


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp