19/01/2023 às 09h24min - Atualizada em 23/01/2023 às 00h00min

PRODUÇÕES VINDAS DO RIO DE JANEIRO TEM ANO ESPECIAL

NA 26ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

SALA DA NOTÍCIA Atti Comunicacao
ATTi Comunicacao
Mostra Tiradentes

26ª Mostra de Cinema de Tiradentes

20 a 28 de jan de 2023
 

PRODUÇÕES VINDAS DO RIO DE JANEIRO TEM ANO ESPECIAL NA 26ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

 

O cinema carioca participa da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes com 21 produções e coproduções dentre curtas, médias e longas-metragens. Ao todo, o Rio de Janeiro marca presença com sete longas, e 14 curtas de ficção, experimentais, documentário, híbrido e tragicomédia. De 20 a 28 de janeiro, a Mostra de Cinema de Tiradentes exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas.

 

Em termos regionais, é um ano especial para o Rio de Janeiro, com três filmes na Mostra Aurora, seção do evento dedicada a filmes feitos por realizadores com até três longas-metragens na carreira e que se caracteriza por trabalhos estético e narrativo representativos. Essa é a mais significativa presença do estado na seleção em todas as edições. Como é praxe na Aurora, o conjunto de sete longas-metragens exibe distintas aproximações com a linguagem, alguns mergulhando mais radicalmente em suas propostas, outros construindo pontes e caminhos com determinadas tradições. “Xama Punk”, de João Maia Peixoto; “Peixe Abissal”, de Rafael Saar, e “A Vida são dois dias”, de Leonardo Mouramateus, são as produções cariocas que integram a Aurora.

 

Os longas “O Cangaceiro da Moviola”, de Luís Rocha Melo, coprodução MG/ RJ; “As Muitas Mortes de Antônio Parreiras”, de Lucas Parente (RJ); “O Brilho dos Meus Olhos”, de Allan Ribeiro (RJ); “Toda Essa Água”, documentário de Rodrigo de Oliveira uma coprodução RJ/MG/SP, também estão na programação da 26ª Mostra de Tiradentes.

 

Na lista dos curtas cariocas na programação estão “O vampiro que pensa vozes” de Paulinho Sacramento (RJ); “Espectro Restauración” de Felippe Mussel (RJ), “Cine Pornô - Fragmentos de Desejo e Medo” de Luis Teixeira Mendes (RJ); “No Caminho de Casa”, Hugo Anikulapo Lima (RJ); “Carta para Glauber” de Gregory Baltz; “Último Domingo” de Renan Barbosa Brandão, Joana Claude (RJ); “Teatro de Máscaras” de Eduardo Ades (RJ); “A Jornada do  Valente” de Rodrigo de Janeiro (RJ); “Escasso” de Gabriela Gaia Meirelles e Clara Anastácia (RJ); “Solmatalua” de Rodrigo Ribeiro-Andrade (SC/RJ/SP); “A menina e o mar” de Gabriel Mellin (RJ); “Caixa Preta”, de Saskia e Bernardo Oliveira e “Primavera em cada vida” (SP/RJ).

 

 

ROTEIRO DE EXIBIÇÃO DOS FILMES CARIOCAS NA MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

 

Escasso, de Gabriela Gaia Meirelles e Clara Anastácia

21/01, sábado, às 17h30

Local: Cine Tenda

Disponível online de 21/01, sábado, às 17h30 até 24/01, terça às 17h30

Rose, uma passeadora profissional de pets, apresenta sua nova casa para uma equipe documental enquanto celebra a realização de um sonho: o da casa própria, mesmo que invadida. Enquanto aguarda o retorno da dona Rose cria intimidade com a casa, assumindo um estado de paixão pela dona ausente.

 

Entre a Colônia e as Estrelas, de Lorran Dias

21/01/2023, sábado, às 18h

Local: Cine Tenda

Disponível online de 21/01, sábado, às 18h até 24/01, terça às 18h

Colônia Juliano Moreira, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Estelar trabalha em um hospital psiquiátrico e tem visões do passado. Durante uma crise hídrica no estado, recebe Kalil – seu irmão mais novo – para morar em sua casa. Em meio às divergências politicas e identitárias entre ambos, Estelar percebe que é preciso coragem para rever suas posições conservadoras. Ela inicia uma saga que a levará onde residem todas as diferenças, tempos, abismos e mistérios entre nós.

 

Caixa Preta, de Saskia e Bernardo Oliveira

21/01/2023, sábado, às 22h

Local: Cine Tenda

Disponível online de 21/01, sábado, às 22h até 24/01, terça às 22h

"A terra é apenas um lugar. Mas nem chega a ser sequer um lugar normal, pois a maior parte do cosmos está vazia. Normal é o vasto e imenso vazio, frio e universal, a noite eterna do espaço em comparação com o qual as estrelas, os seus planetas, já aparecem como algo dolorosamente raro e precioso. Se nos soltassem ao acaso dentro do cosmos, a probabilidade de que surgíssemos no planeta ou mesmo em sua vizinhança seria inferior a uma parte de mil milhões, mil milhões, mil milhões..."

 

O vampiro que pensa vozes, Paulinho Sacramento

22/01/2023, domingo, às 18h

Local: Cine Tenda

Disponível online de 22/01, domingo, às 18h até 25/01, quarta às 18h

Maurino (Marcelo Mac) sofre de alucinações auditivas e acha que é um vampiro, mesmo tendo pavor de sangue. Após uma conversa com o Doutor Edvar (Babu Santana), Maurino sofre mais uma crise psicótica e resolve andar pelas ruas da Lapa com seu facão predileto, conversando com as vozes que não param de ecoar dentro de sua cabeça. Sua maior preocupação é achar que está escutando o pensamento das pessoas.

 

Espectro Restauración, Felippe Mussel

22/01/2023, domingo, às 18h

Local: Cine Tenda

Disponível online de 22/01, domingo, às 18h até 25/01, quarta às 18h

O espectrograma sonoro de uma queimada no Pantanal brasileiro, bioma que entre 2018 e 2021 teve mais de 40% de seu território afetado pelas chamas. Para combater o incêndio, o filme se apropria da frase “La naturaleza tiene derecho a la restauración”, trecho da Constituição do Equador de 2008 que, de forma pioneira no mundo, elevou a Natureza (Pacha Mama) a condição de sujeito titular de direitos legais iguais aos dos seres humanos.

 

Cine Pornô - Fragmentos de Desejo e Medo, Luis Teixeira Mendes

22/01/2023, domingo, às 18h

Local: Cine Tenda

Disponível online de 22/01, domingo, às 18h até 25/01, quarta às 18h

O filme exibe, de forma experimental e documental, o ambiente degradado e a atmosfera sexual dos cinemas pornôs do Centro do RJ. Os espaços, outrora majestosos cinemas, se transformaram em locais insalubres num contexto em que o anonimato, a solidão, a penumbra e a promiscuidade sexual elevam a psique humana a níveis extremos.

 

O Cangaceiro da Moviola, de Luís Rocha Melo

24/01/2023, terça-feira, às 18h

Local: Cine Tenda

A trajetória de Severino Dadá, um dos mais criativos montadores do cinema brasileiro em atividade. Da Pedra, no agreste pernambucano onde nasceu, ao Beco da Cinelândia carioca; do aprendizado com Nelson Pereira dos Santos em "O amuleto de Ogum" (1975) à participação como ator em "Tenda dos Milagres" (Nelson Pereira dos Santos, 1977) e "Ladrões de cinema" (Fernando Coni Campos, 1977). As parcerias com cineastas como Rogério Sganzerla, Kátia Mesel, Zózimo Bulbul, Octávio Bezerra e Rosemberg Cariry. Documentando, ainda, a volta de Dadá à Pedra para realizar o premiado curta "A Nave de Mané Socó" (2019), o filme traça um painel afetivo sobre uma história de amor ao cinema, à vida e às amizades.

 

Xamã Punk, de João Maia Peixoto

24/01/2023, terça-feira, às 20h

Local: Cine Tenda

Xamã Punk é um documentário falso de ficção xamânica pós apocaliptica. É a história de dois homens vagando por um mundo desconhecido por eles, uma paisagem verde e cinza preenchida com lixo e natureza. Um cenário paradoxal deixado pra trás depois do colapso de nossa sociedade de consumo. Andando pelas ruinas do que um dia foi o Rio de Janeiro, dois jovens rapazes atravessam uma série de encontros e acabam sendo submetidos a experiências que eles ainda não são totalmente capazes de compreender.

 

Último Domingo, de Renan Barbosa Brandão, Joana Claude

24/01/2023, terça-feira, às 21h

Local: Cine Praça

A madrugada apresenta-se estranha, com prenúncio de mudança. Na manhã seguinte, Maria recebe uma visita misteriosa que a levará a ressignificar seu destino. Livremente inspirado em trecho do “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” de José Saramago

 

Teatro de Máscaras, de Eduardo Ades

24/01/2023, terça-feira, às 21h

Local: Cine Praça

Sara, uma mulher aficionada por teatro, começa a vivenciar episódios de confusão mental. Nesta fase difícil da vida, ela recorre às memórias das peças a que assistiu.

 

Solmatalua, de Rodrigo Ribeiro-Andrade

24/01/2023, terça-feira, às 22h30

Local: Cine Tenda

Em uma onírica odisseia afro-diaspórica, paisagens e vielas encontram-se nas encruzilhadas do tempo. SOLMATALUA percorre um vertiginoso itinerário por territórios ancestrais e contemporâneos, realizando uma mística viagem que resgata memórias e busca possíveis futuros.

 

A Jornada do Valente, de Rodrigo de Janeiro

25/01/2023, quarta-feira, às 21h

Local: Cine Praça

Assis Valente, o compositor lendário dos anos 30, está caminhando mais uma vez pela Pequena África, essa cidade que está entre nós.

 

As Muitas Mortes de Antônio Parreiras, de Lucas Parente

26/01/2023, quinta-feira, às 10h30

Local: Cine Tenda

O cérebro é a papinha da paisagem. O homem a papinha da montanha.

 

O Brilho dos Meus Olhos, de Allan Ribeiro

26/01/2023, quinta-feira, às 12h30

Local: Cine Tenda

Em suas rotinas, trabalhadores da periferia do Rio de Janeiro tem momentos de transformação. Um instante de sonho, fantasia e fuga da realidade em contraponto a mesmice do dia-a-dia.

No Caminho de Casa, Hugo Anikulapo Lima

26/01/2023, quinta-feira, às 16h

Local: Cine Tenda

Disponível online de 26/01, quinta-feira, às 16h até 29/01, domingo às 16h

É comum ver personagens pretos do sexo masculino serem retratados em situações de indignidade, subalternidade e ou nos extremos de suas emoções, delegados a violência e brutalidade. No Caminho de Casa propõe uma realidade pouco explorada: a Real, o cotidiano banal. 3 homens pretos, de gerações diferentes que interagem entre si com respeito, afeto e amor. Num mundo onde é vetado o amor entre homens pretos, amar e cuidar são declarações de guerra.

 

Peixe abissal, de Rafael Saar

26/01/2023, quinta-feira, às 22h

Local: Cine Tenda

Um filme a partir do universo poético do escritor e compositor Luís Capucho. Nos anos 90, Capucho descobriu-se soropositivo e com sequelas físicas que se tornaram fonte de sua reinvenção artística. Entre literatura, música e pintura, sua obra, lírica e selvagem, atravessa os personagens de sua autobiografia ficcional do submundo gay e cinemas pornôs do Rio de Janeiro.

 

Carta para Glauber, de Gregory Baltz

27/01/2023, sexta-feira, às 16h

Local: Cine Tenda

Disponível online de 27/01, sexta-feira, às 16h até 30/01, segunda-feira às 16h

Em 1964, dias após o golpe militar, Gustavo Dahl, cineasta e pensador do cinema brasileiro, escreve uma carta para o amigo Glauber Rocha, que estava em Cannes apresentando seu filme Deus e o Diabo na Terra do Sol.

 

Primavera em cada vida, de Joaquim Castro, Rafael Saar

27/01/2023, sexta-feira, às 16h

Local: Cine Tenda

Disponível online de 27/01, sexta-feira, às 16h até 30/01, segunda-feira às 16h

São mortos os que nunca acreditaram

Que esta vida é somente uma passagem, um atalho sombrio, uma paisagem onde os nossos sentidos se pousaram.

 

A Vida São Dois Dias, Leonardo Mouramateus

27/01/2023, sexta-feira, às 20h

Local: Cine Tenda

A pacata rotina de Rómulo no Rio de Janeiro muda da noite para o dia quando um acidente dá início a uma onda de eventos absurdos. Longe dali, Orlando, seu irmão gêmeo e negociante de obras raras, tenta comprar o livro de uma estudante brasileira com problemas financeiros. A vida dos gêmeos entrará em rota de colisão graças a chegada de um misterioso manuscrito.

 

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho, Pedro Bronz

27/01/2023, sexta-feira, às 21h

Local: Cine Praça

Beth Carvalho, a “Madrinha do Samba”, foi uma das maiores sambistas do Brasil, ajudou a revelar grandes nomes e a revitalizar o gênero musical. Seus outros talentos e sua sensível capacidade de percepção da realidade que a cercava fez com que ela própria documentasse os ilustres encontros ao longo dos 53 anos de palcos e pagode. As imagens do documentário são parte desse vasto acervo nas mais diferentes mídias: super-8, vh-s, mini-dv, k7 e fotos. O filme se debruça sobre esse material de Beth Carvalho para traçar um recorte único, íntimo da carreira e da vida dessa singular figura da cultura nacional.

 

A Menina e o Mar, de Gabriel Mellin

28/01/2023, sábado, às 10h30

Local: Cine Tenda

O filme conta a história de duas crianças, um menino e uma menina, que possuem duas formas completamente diferentes de enxergar o mundo. E o mar, que abraça este encontro.

 

 

 

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

 

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 26ª edição de 20 a 28 de janeiro de 2023, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

 

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br

 

LINK PARA FOTOS

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

 

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web:  mostratiradentes.com.br

No Instagram@universoproducao    No YoutubeUniverso Produção

No Twitter@universoprod    No Facebookmostratiradentes / universoproducao

No LinkedInuniverso-produção

 

SERVIÇO

MINISTÉRIO DA CULTURA, GOVERNO DE MINAS GERAIS E INSTITUTO CULTURAL VALE APRESENTAM 26a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 20 a 28 de janeiro de 2023
 
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Master:INSTITUTO CULTURAL VALE
Patrocínio: CBMM, ITAÚ, CSN, CEDRO MINERAÇÃO, CIMENTO NACIONAL, CEMIG/GOVERNO DE MG
Parceria Cultural:FECOMÉRCIO MG, SESC, SENAC E SINDICATOS EMPRESARIAIS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA
Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, NOVA ERA SILICON, CONECTA, REDE MINAS, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, CANAL BRASIL, MISTIKA, CINECOLOR,  THE END, DOT, NAYMOVIE, 02 PLAY, CTAV, FESTIVAL DE MÁLAGA/MAFF/MALAGA WIP
Realização: UNIVERSO PRODUÇÃO, CULTURA E TURISMO/GOVERNO DE MINAS GERAIS, MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Universo Produçã| (31) 3282.2366/ 9 9534-6310  - Laura Tupynambá | imprensa@universoproducaocom.br

 

Luz Comunicação

Jozane Faleiro - (31) 992046367 - [email protected]

Wandra Araújo - (31) 999645007 - [email protected]

Eliz Ferreira - (11) 991102442 - [email protected]

Valéria Blanco - (11) 991050441 - [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp