18/01/2023 às 11h15min - Atualizada em 18/01/2023 às 11h15min

Qualificação é porta de entrada para o novo mercado de trabalho de Macaé

Os indicadores econômicos mapeados desde o início do processo de retomada da economia do Estado do Rio de Janeiro são favoráveis a Macaé



Os indicadores econômicos mapeados desde o início do processo de retomada da economia do Estado do Rio de Janeiro são favoráveis a Macaé, cidade que acumula em dois anos o maior saldo positivo em geração de postos de trabalho na região: 20 mil empregos gerados entre 2021 e 2022.
No entanto, uma palavra-chave representa a verdadeira porta de entrada para os profissionais que buscam a oportunidade de migrar da informalidade para a contratação efetiva: a qualificação.
Apesar das ofertas em abundância, o mercado de trabalho de Macaé possui exigências bem características da dinâmica do petróleo, onde a segurança, integridade e competência são requisitos essenciais para manter as operações em alta nas reservas das bacias de Campos e de Santos.
E para cumprir esses requisitos, não adianta aos profissionais apresentar apenas a formação técnica ou acadêmica. Sai da frente aquele que possui cursos de extensão, capacitações certificadas e conhecimento em normas técnicas específicas para segmentos que mais despontam hoje nas contratações.
“É preciso investir em qualificação para conseguir as melhores vagas no mercado. Até mesmo quem já está empregado, mas busca uma oportunidade melhor, precisa conhecer as demandas do mercado que são pautadas pela indústria de óleo e gás”, alerta a Secretária de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes.
Em 2023, a demanda do mercado será voltada aos profissionais técnicos que atendem áreas de serviços específicos, especialmente em segmentos ligados à manutenção de unidades em produção, ou no descomissionamento de plataformas e navios que partem para novos projetos em desenvolvimento.
E instituições como Senai, IFF, Senac e CETEP ajudam a preparar os profissionais para esta nova dinâmica do mercado de óleo e gás.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp