10/01/2023 às 10h51min - Atualizada em 15/01/2023 às 00h00min

10 dicas para se dar bem nas redações de processos seletivos

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Navas
Infojobs
Divulgação
 

Com o novo ano à vista, muitas pessoas estão em busca de uma nova oportunidade de trabalho. E para além de um bom currículo, o processo de conseguir um emprego muitas vezes passa por algumas etapas, entre elas, a escrita de uma redação, que preocupa alguns candidatos.

 

A elaboração de uma redação é comum em processos seletivos de diversas áreas e saber construir um bom texto é fundamental para algumas empresas e cargos. Mas como escrever uma redação que chame a atenção do recrutador? 

 

O time de especialistas em recrutamento e seleção do Infojobs, HR Tech que desenvolve soluções de tecnologia para o RH das empresas, preparou 10 dicas para quem quer se destacar na redação e conquistar o tão sonhado emprego novo. 

 

Por meio das redações, os recrutadores conseguem avaliar:

  • A capacidade de se expressar pela escrita;
  • Como você organiza e defende suas ideias;
  • A capacidade de argumentação;
  • Domínio do idioma e da gramática;
  • Conhecimentos sobre determinado assunto (geralmente conectado à atuação da empresa ou ao cargo).
  1. Como começar uma redação? 

Muitas pessoas diante de um papel ou tela em branco não sabem por onde começar. Por isso, um momento prévio ao da escrita pode ajudar a organizar as ideias. Se possível, organize-as por subtemas e separe por tópicos para que você tenha visualmente tudo que precisa abordar antes mesmo de começar a escrever.  

  1. Mãos à obra!

A primeira parte do texto é introdutória, onde a temática que se vai discorrer é apresentada. Iniciar bem uma redação é essencial para prender a atenção do leitor e fazer com que ele sinta o desejo de ler as próximas linhas.

Pense sempre no que você quer comunicar e coloque no primeiro parágrafo. Apresente o tema, explique a sua linha de raciocínio e siga a narrativa. 

  1. Se for possível opte por temas que você tem mais conhecimento. Algumas empresas possibilitam que o profissional escolha o tema da redação. Nesse caso, a melhor estratégia é escrever sobre algo que conhece bem, assim naturalmente terá mais repertório para redigir sobre o que já é familiar. Em casos onde o assunto é proposto, procure relacionar ideias, cruzar informações que já conhece e conectar fatos históricos de relevância.
  1. Organize seu texto

É importante que a redação esteja bem organizada para que os recrutadores possam analisá-la melhor e entender suas ideias. Para isso, siga uma estrutura simples com começo, meio e fim:

  • Apresente seu tema;
  • Argumente com informações e dados sobre o assunto;
  • Finalize concluindo o que foi proposto no texto.
     
  1. Utilize uma linguagem simples e objetiva

Não se preocupe em usar palavras difíceis, principalmente se elas não tiverem relação direta com sua área profissional ou se você não costuma utilizá-las no dia a dia. 

Manter uma linguagem mais objetiva é o suficiente para uma boa redação. Concentre-se em seguir a estrutura do texto e escrever corretamente. Excesso de palavras pouco utilizadas e que não agregam ao conteúdo tornam o texto menos funcional e por vezes entediante.

 

  1. Evite usar gírias e estrangeirismos

Para redações nos processos seletivos utilize a linguagem formal da língua portuguesa. Escrever palavras estrangeiras quando nosso idioma possui os mesmos termos é desnecessário e pode mostrar pouco apreço à própria língua e cultura.

Mesmo que seja fluente em outro idioma não acrescente muitos termos que não estejam no português.

  1. Mantenha a coerência durante o texto

Tenha em mente que o texto será lido por outras pessoas e, por isso, sua linha de raciocínio deve fazer sentido, seguir uma lógica e ser coerente no que diz.

Faça uma revisão antes de entregar sua redação e analise se há algum trecho confuso ou que você precisaria explicar para que o recrutador entendesse completamente. Em caso positivo, tente reescrever de forma mais objetiva.

  1. Inclua o hábito da leitura em sua rotina

Para sempre se sair melhor em redações, adote o hábito de ler. Leia no seu ritmo e sobre os assuntos que gosta, mas mantenha esse costume. A leitura ajuda a expandir o vocabulário, melhorar a organização de ideias e conhecimento da gramática e ortografia.

  1. Pratique a escrita

Escreva! Seja praticando já no formato de redação - para estar mais confiante e confortável com esse tipo de texto durante os processos seletivos - ou escrevendo em outros formatos, como posts e blogs pessoais. O importante é exercitar a escrita. Escrever contribui para:

  • Desenvolver melhor suas ideias;
  • Adquirir mais rapidez para desenvolver textos;
  • Expandir seus conhecimentos em diferentes assuntos;
  • Melhorar sua gramática, concordância verbal e ortográfica. 
  1. Mantenha-se atualizado sobre assuntos da sua profissão e temas gerais
    É comum que em alguns processos seletivos o tema da redação seja determinado pelos recrutadores. Os assuntos podem variar, mas normalmente são sobre o cotidiano, coisas que estão acontecendo atualmente no mundo. Por isso, é importante:
  • Se manter atualizado;
  • Pesquisar sobre tópicos relevantes;
  • Pesquisar sobre a empresa;
  • Assuntos ligados à sua profissão.

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