09/01/2023 às 10h53min - Atualizada em 09/01/2023 às 10h53min

Macaé é referência em pesquisas e inovação

A expertise do petróleo adquirida pela cidade ao longo de quatro décadas de operações de exploração e de produção de óleo e gás na Bacia de Campos garante a Macaé uma nova referência nacional.



A expertise do petróleo adquirida pela cidade ao longo de quatro décadas de operações de exploração e de produção de óleo e gás na Bacia de Campos garante a Macaé uma nova referência nacional: a de ser polo de desenvolvimento de projetos de inovação que já começam a dar resultados positivos para a cidade.
De projetos que ajudam a reduzir custos e elevar a segurança nas operações offshore, a protótipos que promovem a transição energética a partir de fontes renováveis, a Capital da Energia registra também o interesse de comitivas empresariais e governamentais internacionais que visam parturições destas iniciativas que propõem a redução dos impactos ambientais provocados pelas novas etapas de desenvolvimento.
“A inovação também faz parte do contexto econômico de Macaé. A evolução das operações do petróleo na bacia de Campos também passa pela contribuição de profissionais que hoje estão na cidade compartilhando o seu aprendizado. E isso torna a nossa cidade uma referência em pesquisas que buscam soluções, não só para o país, mas para o mundo”, destaca o prefeito Welberth Rezende.
Um desses projetos deve ser testado neste mês no Rio Macaé, com autorização do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
Desenvolvido pela empresa Jhon Cockerill, criado por pesquisador brasileiro, a turbina para geração de energia através do fluxo d’água horizontal, têm capacidade de gerar 2 megawatts, e apresenta desenho inovador no mundo.
A turbina terá a capacidade de produzir 100% de energia limpa, uma proposta que já desperta o interesse de empresas internacionais na África e em Portugal.
“A parceria com a prefeitura é fundamental para viabilizar a produção deste projeto em nossa base em Macaé. Iniciaremos neste mês a fase de testes e a nossa expectativa é que as turbinas estejam disponíveis ao mercado até dezembro”, afirmou Marcelo Amado, gerente da unidade Macaé da John Cockerill.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp