05/01/2023 às 14h14min - Atualizada em 07/01/2023 às 00h00min

Como se preparar profissionalmente para buscar novas oportunidades em 2023?

Aproveitar as pequenas oportunidades do dia para o estudo e ter cursos generalistas no currículo são algumas das dicas dos especialistas

SALA DA NOTÍCIA Denise Freitas
imagem gratuita do Freepick
O ano começou e já é hora de colocar em prática as metas traçadas no final do ano. Se além de cuidados com a saúde, qualidade de vida e viagens, estiver entre seus objetivos dar uma guinada na sua carreira, o momento de traçar uma estratégia, seja para buscar novas responsabilidades na empresa em que atua ou para conquistar uma vaga em outra companhia, é agora.

Em primeiro lugar, é importante olhar para suas qualificações profissionais e ver o que você pode agregar de diferencial e atual. Estar atualizado é um ponto importante para o olhar do recrutador. “Estar em movimento é essencial para se destacar entre os demais candidatos, ou seja, buscar cursos de atualização, sejam de curta duração ou mais voltados para uma especialização. Isso mostra que a pessoa quer efetivamente se desenvolver”, destaca Ana Laura Lindquist Whitacker, líder de Recrutamento & Seleção da Quero Educação.

E se você acha que o desenvolvimento profissional se limita à sua área de atuação, está enganado. Para Marilia Souza, diretora de Pessoas da Quero Educação, um perfil profissional multidisciplinar e generalista tem sido uma grande demanda das empresas. “Claro que a pessoa precisa ser uma boa especialista, com conhecimento profundo da sua área, mas hoje, buscamos perfis que saibam gerir pessoas, lidar com interdisciplinaridade, que entendam de gestão de negócios, de gestão de tempo, etc”.

Além dos cursos no âmbito profissional, é fundamental buscar também o aperfeiçoamento pessoal. “Um profissional completo também tem que ter um olhar sobre o seu crescimento pessoal.  Hoje buscamos um perfil comportamental que saiba lidar com mudanças, que seja de fácil adaptação, que saiba administrar frustrações, por exemplo. E como mostrar isso no seu currículo? Por meio de cursos diversos como de inteligência emocional, técnicas para lidar melhor com o seu time e até mesmo ter um olhar atento para sua saúde mental e que faça terapia ou atividade física”, destaca Marília.

Falta de tempo não precisa ser empecilho

E se tempo é uma implicação nesse aperfeiçoamento constante, Ana Laura destaca que é possível absorver conhecimento de forma geral para além dos cursos, como por exemplo ouvir podcasts, assistir lives, ler livros, coisas que conseguimos fazer entre um e outro deslocamento ou antes de dormir.  Outra dica da recrutadora é estar aberto a vivenciar trocas também na pós-graduação. “A gente fala muito sobre a pessoa se envolver durante a graduação, mas ainda não falamos sobre isso na pós-graduação. Você troca ideias  com as pessoas da sua turma? Tem criado um bom networking com quem atua no mercado e pode compartilhar experiências de universos diferentes? É importante lembrar sempre que é por meio dessas trocas e do aprendizado de coisas novas que atingimos o desenvolvimento.

Após toda essa imersão no aperfeiçoamento profissional e pessoal, é hora de correr atrás das oportunidades que você deseja. E para se diferenciar dos concorrentes, demonstrar interesse é importante para que o recrutador veja sua disposição e entusiasmo. “Eu destacaria duas dicas importantes para o profissional mostrar que quer muito aquela oportunidade. Primeiro, personalize a sua inscrição: relacione seus objetivos com os valores importantes para a empresa para dar aquele match entre o recrutador e o candidato. Em segundo lugar, tenha atitude, vá além da inscrição no processo seletivo, como por exemplo, enviar e-mail para o recrutador, demonstrar um real interesse”, conclui Ana Laura.

Dicas de cursos generalistas para estar no radar

Gestão de Negócios na Era Digital
Gestão de Projetos e Processos
Gestão Estratégica de Pessoas
MBA em Gestão de Processos 4.0
Liderança e Gestão de equipes de alta performance
Gestão de Negócios com foco em Competências Comportamentais
MBA em Liderança Exponencial
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp