30/12/2022 às 19h48min - Atualizada em 05/01/2023 às 00h00min

4 dicas para evitar o acúmulo de funções nas organizações

Silvana Fernandes, Head de RH na Pontomais, separou dicas para combater uma das principais causas do burnout nas organizações

SALA DA NOTÍCIA Redação
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Legenda: Silvana Fernandes, Gerente de RH na Pontomais. Crédito da imagem: Marcelo de Morais

De acordo com pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), 43% dos colaboradores respondentes alegaram que estão com sobrecarga de trabalho. Esse número revela que boa parte dos funcionários estão, em algum momento, realizando mais atividades do que deveriam. Isso é o que chamamos de acúmulo de função e ele pode acontecer por motivos como afastamentos e demissões de funcionários ou reestruturação da área. 

Para Silvana Fernandes, head de RH na Pontomais, HRTech líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para a área de recursos humanos, quando o funcionário passa a exercer mais funções, sua produtividade cai, enquanto o estresse e a sobrecarga aumentam. “O acúmulo de atividades, a pressão excessiva por resultados e a vontade de cobrir a ausência de um colega  podem levar o colaborador a crises de ansiedade, entre outras comorbidades. Não à toa, a sobrecarga de trabalho é uma das principais causas do burnout, doença ocupacional gerada pelo esgotamento físico e mental intenso no ambiente profissional”, explica.

De acordo com pesquisa da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), o burnout hoje acomete 30% de 100 milhões de trabalhadores, colocando o Brasil como segundo país com mais casos no mundo, atrás apenas do Japão. Além disso, vale ressaltar que esta sobrecarga infringe o contrato CLT de trabalho, o que pode resultar em processos trabalhistas e complicações para as empresas. Outro ponto preocupante é a reputação do negócio, uma vez que, casos de acúmulo de tarefas e profissionais esgotados podem afastar novos talentos e também aumentar o índice de turnover da organização.

Pensando em contribuir para uma experiência cada vez melhor para os colaboradores, a head de RH da Pontomais separou 4 dicas para evitar o acúmulo de funções dentro das empresas. 

1. Acompanhe a jornada de trabalho dos colaboradores
Uma boa gestão deve fazer parte de todos os aspectos da empresa, principalmente no que diz respeito a jornada de trabalho da sua equipe. Quando falamos em evitar a sobrecarga dos colaboradores, garantir que as jornadas sejam devidamente seguidas é essencial. Para isso, vale a pena investir em um sistema de registro de ponto com o objetivo de impedir que os times passem mais tempo do que deveriam trabalhando. 

Mesmo para empresas com modelos de trabalho flexíveis, o relógio ponto pode contribuir para entender as necessidades, limites e excessos das equipes e contribuir para o equilíbrio profissional.

2. Defina tarefas e seus respectivos responsáveis
Essa é uma solução que permite um controle mais assertivo das funções e seus respectivos responsáveis. Dessa forma, RH e gestores possuem uma visualização mais clara da jornada de seus colaboradores e conseguem anteceder qualquer possível desvio. 

Com times bem desenhados e alinhados, a necessidade de exercer funções que não condizem ao cargo diminui e, ainda que hajam demissões ou desligamentos, o time consegue equilibrar novas demandas entre si até que esteja completo novamente. Além disso, essa definição contribui para entregas mais assertivas, uma vez que cada colaborador sabe qual é o seu foco e responsabilidade.

3. Automatize tarefas 
Usar a tecnologia para automatizar tarefas e otimizar o tempo da equipe é fundamental para evitar acúmulo de tarefas. Diminuindo o tempo gasto com funções operacionais, sua equipe consegue focar em ações mais estratégicas, além, é claro, de se sentirem menos sobrecarregadas. 

4. Invista em comunicação aberta com as equipes
Para garantir que a rotina de trabalho e as demandas estejam de acordo com a responsabilidade de cada colaborador, é importante manter uma comunicação aberta e constante com as equipes. Assim, os gestores poderão ouvir dos próprios funcionários quais são as funções acumuladas e realocá-las para novos cargos, ou, para os responsáveis de fato. 


Sobre a Pontomais: 
Com atuação desde 2016, a Pontomais é a startup líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para os RHs. Já são mais de 19 mil clientes  e mais de 900 mil usuários ativos nas soluções de otimização da empresa. Por meio de tecnologia, a startup desburocratiza processos como jornada de trabalho e horas extras para que os profissionais de RH possam focar em desenvolvimento pessoal e de carreira dos colaboradores. A atuação da startup nas três pontas (colaborador, empresa e RH) permite a transformação de pessoas em histórias nas organizações. A curitibana foi eleita em 2022 como a 13ª Melhor Empresa  para Trabalhar no Brasil e 11ª Melhor Empresa de Tecnologia para Trabalhar pelo GPTW. A startup é uma das TOP5 no Top Of Mind RH e está entre as Maiores e Melhores de 2022, segundo o Ranking da Exame


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