27/12/2022 às 17h54min - Atualizada em 28/12/2022 às 00h00min

Brasileiros do RJ que vivem nos Estados Unidos contam sobre frio histórico no país

Tempestade de inverno afeta milhões de moradores e já deixou mortos no país. Naturais de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, jovens contam que estão passando por situações que nunca imaginavam.

G1 - REGIÃO DOS LAGOS
https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2022/12/27/brasileiros-que-vivem-nos-estados-unidos-contam-sobre-frio-historico-no-pais.ghtml

Tempestade de inverno afeta milhões de moradores e já deixou mortos no país. Naturais de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, jovens contam que estão passando por situações que nunca imaginavam. Os Estados Unidos está passando por um momento difícil e histórico devido a tempestade de inverno que já deixou mortos e causa diversos transtornos no país. Brasileiros que vivem no país estão passando por situações que nunca imaginavam.
Morando no país há 5 anos, Matheus Marlisson, é natural de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e vive em Nova York, onde faz doutorado na Columbia University. Para passar o Natal com amigos, ele viajou para Kentucky e passou por um perrengue.
"Passamos pelos estados de Nova York Pensilvânia, Maryland, West Virginia e chegamos no Kentucky. O que era pra ser 13 horas de viagem se tornou 24 [horas]. Um nevoeiro tremendo. Saí para botar gasolina e mal sentia os dedos. Paramos numa área de descanso devido ao nevoeiro e ligamos os aquecedores do carro ao máximo. Era -30ºC, mas a sensação era de -50ºC", diz.
Tempestade de inverno nos EUA deixa pelo menos 50 mortos
'Um caos, não dá pra sair': brasileiros das regiões de Piracicaba e Campinas enfrentam nevascas nos EUA e Canadá
A onda de frio deixou americanos presos em carros por dias no Estado de Nova York.
Matheus mora no país há cinco anos e teve dificuldades para realizar uma viagem
Matheus Marlisson/Arquivo pessoal
Matheus continua no local e pretendia retornar para Nova York nesta quarta-feira (28) de avião, pois diz que não tem condições de voltar dirigindo. Mas disse que vai precisar voltar de carro porque os voos estão sendo cancelados.
O doutorando conta que cada Estado tem uma recomendação diferente, mas é um consenso a de ficar em casa. Ele explica que as estradas ficam perigosas, pois a neve se mistura com a chuva e cria uma placa de gelo.
"Eles chamam de 'black ice', um tipo de gelo escuro que se confunde com a coloração da estrada. Caminhões ficam limpando a rua e jogando sal periodicamente", conta.
Matheus diz que é acostumado com frio, por viajar muito devido a profissão, ele trabalha com Relações Internacionais, e diz que a onda de frio é um aviso sobre o aquecimento global e a importância de tomar medidas.
"É um alerta para o mundo inteiro que a natureza está sofrendo com nossas ações", diz.
'Aqui nunca é frio desse jeito'
Chafariz congelou na Flórida devido ao frio intenso
Thais Azevedo/Arquivo pessoal
Do outro lado do país, a Flórida também está passando pela onda de frio, não na mesma intensidade como outros Estados. A Thais Azevedo, também é natural de Nova Friburgo, e conta que esse foi o Natal mais frio no local em anos, com temperaturas negativas.
"Aqui nunca é frio desse jeito, o chafariz da casa que eu moro congelou de tão frio. Dentro de casa é tranquilo, por que tem aquecedor. Claro que não se compara com o frio que tá fazendo em outros lugares do país".
Ela não tem saído de casa, mas diz que, quando precisa sair, usa roupas de neve.
"O mais frio aqui seria em torno de 10°C, mas nesse Natal fez temperatura negativa. Congelou as coisas, deu geada", disse Thais que está no centro da florida, mas em outros locais foi ainda mais frio.
A família dela no Brasil fica preocupada e eles se falam todos os dias. Eles inclusive ficaram aliviados em saber que ela está de volta na Flórida, pois há uma semana havia feito uma viajem para Nova York.
Thais esteve em Nova Iorqu há uma semana, antes da tempestade de frio
Thais Azevedo/Arquivo pessoal

Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2022/12/27/brasileiros-que-vivem-nos-estados-unidos-contam-sobre-frio-historico-no-pais.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp