25/12/2022 às 14h59min - Atualizada em 26/12/2022 às 00h02min

Prolagos apresenta funcionamento do sistema de esgotamento sanitário na Câmara de Arraial do Cabo

Durante encontro, diretor-presidente Pedro Freitas também falou sobre as ações da concessionária para apoiar o município para executar melhorias na rede de drenagem

G1 - REGIÃO DOS LAGOS
https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/especial-publicitario/prolagos/prolagos-nossa-natureza-movimenta-a-vida/noticia/2022/12/25/prolagos-apresenta-funcionamento-do-sistema-de-esgotamento-sanitario-na-camara-de-arraial-do-cabo.ghtml

Durante encontro, diretor-presidente Pedro Freitas também falou sobre as ações da concessionária para apoiar o município para executar melhorias na rede de drenagem Diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, esclarece dúvidas de vereadores e da população sobre o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário
Divulgação / Prolagos
O diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, esteve na Câmara de Vereadores de Arraial do Cabo para tirar as dúvidas do legislativo e da população sobre o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário em vigor, o Coleta em Tempo Seco, no qual o esgoto é coletado pela concessionária nas manilhas de drenagem pluvial e destinados para Estação de Tratamento de Esgoto, localizada na Praia Grande.
Durante o encontro também foi falado sobre as ações da empresa apoiar o município na execução de soluções na rede de drenagem municipal para evitar alagamentos em períodos de chuva e avaliar pontos de melhorias no sistema.
A equipe técnica e equipamentos da concessionária já estão sendo utilizados para apoiar ações emergenciais na rede pluvial. Em reunião realizada com a Prefeitura, a concessionária cedeu um caminhão para auxiliar na desobstrução da rede de drenagem que é impactada pelo acúmulo de areia e resíduos, para que o município possa reduzir a sobrecarga do sistema, intensificando a limpeza de galerias.
A Prolagos também está avaliando a estrutura da rede para identificar possíveis gargalos que podem dificultar o escoamento da água da chuva. Entre os pontos de atenção na cidade estão: Centro, Praia Grande e Prainha, que costumam ter mais pontos de alagamentos em períodos chuvosos. Desde as últimas chuvas a empresa auxiliou na análise da água das praias do Forno e Prainha.
Após a alta temporada a concessionária também vai apoiar a Prefeitura na desobstrução do Canal da Liberdade e na limpeza do Parque Público Hermes Barcellos.
“Temos um diálogo aberto com o executivo e essa reunião na Câmara nos deu um norte para que possamos ajudar ainda mais o município. É natural que haja dúvidas sobre o papel de cada um no sistema de Coleta em Tempo Seco. Diferente das outras cidades da nossa área de concessão, assumimos o esgotamento sanitário de Arraial do Cabo somente em 2016, avançamos muito até aqui, e nos colocamos à disposição para auxiliar na tomada de decisões que irão refletir na melhoria do funcionamento da rede de drenagem pluvial”, pontua Pedro Freitas.
Quando assumiu a operação do esgoto em Arraial, as estações de tratamento e bombeamento, que estavam em estado precário de conservação, passaram por melhorias estruturais e operacionais para receber o esgoto coletado.
Estações elevatórias foram revitalizadas e a rede coletora foi recuperada e ampliada. Novas bombas reservas foram instaladas em todas as unidades, que também receberam novos barriletes, conjunto hidráulico formado por tubulações, conexões e registros responsáveis pelo fluxo do esgoto. Os investimentos proporcionaram maior eficiência operacional e segurança.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/especial-publicitario/prolagos/prolagos-nossa-natureza-movimenta-a-vida/noticia/2022/12/25/prolagos-apresenta-funcionamento-do-sistema-de-esgotamento-sanitario-na-camara-de-arraial-do-cabo.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp