22/12/2022 às 20h21min - Atualizada em 23/12/2022 às 00h02min

Rio das Ostras lança Roteiro Gastronômico do Jazz & Blues

Turistas podem conhecer e desfrutar o ano todo da atmosfera do Jazz e Blues

G1 - REGIÃO DOS LAGOS
https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/especial-publicitario/prefeitura-municipal-de-rio-das-ostras/noticia/2022/12/22/rio-das-ostras-lanca-roteiro-gastronomico-do-jazz-and-blues.ghtml

Turistas podem conhecer e desfrutar o ano todo da atmosfera do Jazz e Blues Um dos melhores festivais de jazz e blues do Brasil acontece em Rio das Ostras e acaba de ganhar um roteiro gastronômico reunindo uma viagem aos sabores do estilo musical, que consagrou o Município no cenário internacional.
Nesta experiência, os visitantes podem apreciar a culinária crioula, característica do estado americano da Louisiana, onde está New Orleans, berço do jazz. Hoje o roteiro de Rio das Ostras já conta com alguns subprodutos, como o Projeto “Jazz na Rua” e o Mapa Virtual.
O Roteiro Gastronômico Jazz & Blues se trata de um itinerário por meio de equipamentos turísticos que contribuem para a construção da identidade do jazz e blues, proporcionando ao turista a experiência da atmosfera, que, até então, só era sentida uma vez por ano, nos dias em que se realiza o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival.
A rota estimula o turista a fazer um percurso aos equipamentos turísticos que contribuam para a construção da identidade destes dois gêneros musicais.
O Chef Pedro Rodrigues, do Bartrô Restaurante & Bistrô, foi um dos equipamentos que recebeu a comitiva de Jornalistas e agentes de viagem, no dia do lançamento do Roteiro
Divulgação
“Quando vi no site da Prefeitura de Rio das Ostras o lançamento oficial do Roteiro Gastronômico fiquei muito interessado porque frequento o Festival de Jazz & Blues há mais de 10 anos. Quero, agora, conhecer os principais restaurantes da cidade que amo”, contou Leonardo Petrucci, de Niterói.
O Galleria Gastrobar também abriu as portas para receber a comitiva e proporcionou uma degustação
Aloisio Santiago
O Roteiro Gastronômico do Jazz & Blues é uma iniciativa da Prefeitura de Rio das Ostras, construído coletivamente com os empresários locais e sociedade civil organizada, sob coordenação do Sebrae RJ, e tem também o objetivo de ampliar a cadeia econômica do Turismo.
“Esse movimento chega para coroar a cidade de Rio das Ostras como a capital estadual do Jazz e Blues. Os pratos elaborados por nós, chefs, vão garantir aos amantes da boa culinária uma imersão gastronômica alinhada ao universo do Festival de Rio das Ostras. Nossa receita, por exemplo, é uma polenta cajum, que une quiabo, milho e camarão”, conta Silva Stanzani, proprietária de um dos estabelecimentos.
O prato Polenta Cajum, do Galleria, e o Jambalaya, do Bartrô, inspirados na culinária crioula, fazem parte do cardápio gastronômico do Roteiro
Michele Gomes
O prato Polenta Cajum, do Galleria, e o Jambalaya, do Bartrô, inspirados na culinária crioula, fazem parte do cardápio gastronômico do Roteiro
Michele Gomes
Para Aurora Siqueira, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo é preciso trabalhar para que Rio das Ostras seja sempre consagrada como cidade referência no setor artístico-cultural.
A solenidade de lançamento do Roteiro Gastronômico reuniu participantes, jornalistas e autoridades no Vilarejo Praia Hotel
Ricardo Marcogé
“Estamos trabalhando muito e unidos com os empresários e com a sociedade organizada para que Rio das Ostras seja, de fato, a Capital Estadual do Jazz & Blues. É essencial poder contar com a parceria do Sebrae na criação e na formatação de políticas públicas para nosso Município”, disse.
JAZZ NA RUA
Uma “Street Band”, formada por músicos da Cidade, faz apresentações itinerantes de Jazz e Blues pelas ruas das principais áreas turísticas da Cidade – Centro e Costazul, e visitam os bares e restaurantes. O projeto já está acontecendo semanalmente e tem encantado o público.
O ‘Jazz na Rua’ já está agradando o público
Allexandre Costa
MAPA VIRTUAL
O Mapa Virtual é uma plataforma que permite ao usuário acessar informações referentes ao turismo na Cidade, como gastronomia, hotelaria, pontos turísticos, estabelecimentos comerciais, além das empresas participantes do Roteiro. Para acessá-lo, basta clicar no link.
PARCERIA
Não é a primeira vez que o Sebrae Rio trabalha junto com a Prefeitura de Rio das Ostras no desenvolvimento de produtos. O Núcleo Gastronômico também é fruto de uma parceria de sucesso. O Sebrae tem como objetivo desenvolver ações e articular políticas públicas visando à criação de ambiente favorável à competitividade, a sustentabilidade das micro e pequenas empresas e a formalização dos pequenos negócios.
Em 2022, o Centro de Qualificação Gastronômico José Hugo Celidônio foi inaugurado no espaço da antiga padaria escola, sob o comando do Sesc RJ, que terá sua primeira unidade híbrida do Estado em Rio das Ostras. A Prefeitura já doou o terreno para a construção.
FOTO 7 – A inauguração do Centro de Qualificação Gastronômico José Hugo Celidônio, marcou mais uma parceria que vem dando certo em Rio das Ostras
Matheus Müller
“A gente que quer ver Rio das Ostras se desenvolver fica muito orgulhoso de trazer um projeto como este”, disse Marcelo Ayres, presidente do Sindicomércio de Rio das Ostras.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/especial-publicitario/prefeitura-municipal-de-rio-das-ostras/noticia/2022/12/22/rio-das-ostras-lanca-roteiro-gastronomico-do-jazz-and-blues.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp