20/12/2022 às 00h01min - Atualizada em 21/12/2022 às 00h02min

Tudo o que você precisa saber sobre o rodapé da casa

Uma parte pequena, porém nunca despercebida. Faz toda a diferença!

G1 - REGIÃO DOS LAGOS
https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/especial-publicitario/vilarejo/vilarejo-solucao-em-casa/noticia/2022/12/20/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-rodape-da-casa.ghtml

Uma parte pequena, porém nunca despercebida. Faz toda a diferença! O rodapé é um acabamento super comum nas construções. Eles têm uma tripla função e são super importantes, apesar da simplicidade. A primeira função do rodapé é proteger o revestimento das paredes contra umidade, afinal, quando lavamos o chão ou derramamos algum líquido, o material evita água nas paredes.
A segunda função é proteger as paredes contra o impacto dos objetos. Vassouras, utensílios de limpeza, calçados e móveis podem esbarrar nas paredes, deixando marcas. Com o rodapé isso pode ser evitado. E outra função do rodapé é arrematar e manter o ambiente esteticamente mais polido.
Alguns modelos de rodapés permitem também esconder a fiação elétrica da residência, que é embutida em sulcos internos existentes no rodapé. Ou seja, os rodapés são a moldura do espaço, destacando tanto o piso quanto a parede. Legal né?
Quer saber mais sobre esse material? Fique aqui com a gente!
Principais tipos de rodapé disponíveis no mercado
Quem está acostumado a ver por aí o tradicional rodapé feito de piso cerâmico ou porcelanato, talvez nem imagine que exista uma variedade enorme desse material disponível no mercado de acabamentos. Cada opção é pensada para um tipo de projeto. Vamos conhecer?
Rodapé
Vilarejo/Divulgação
1 - Rodapé convencional
Esse modelo tem fácil instalação e baixo custo, sendo a opção mais usada na maioria dos projetos. O rodapé convencional fica sobreposto à parede, protegendo o ambiente e deixando uma moldura harmônica no chão.
2 - Rodapé embutido
Já o rodapé embutido fica totalmente nivelado com a parede, não apresentando saliência. Um dos pontos mais legais dessa opção é que, em relação ao rodapé convencional, o acúmulo de sujeira é bem menor.
3 - Rodapé invertido
O rodapé invertido é uma opção mais cara, para projetos mais ousados onde o efeito será destacado. A instalação exige mais cuidados e mão de obra especializada. Esse tipo de rodapé é feito com a instalação de uma cantoneira metálica que é embutida dentro da parede. E o legal é que parece que a parede está “flutuando” em relação ao piso.
Materiais mais comuns usados no rodapé:
Do próprio piso
Cerâmica
Gesso
Madeira
Poliestireno
MDF
Pedras
Granilite
EVA
3 dicas para escolher o rodapé perfeito para o seu projeto
Como deu para notar, a variedade de modelos e materiais é grande. Por isso, é fácil se perder na hora de escolher o rodapé para o seu tipo de construção. E alguns cuidados fazem toda a diferença nesse momento. Saiba quais são!
1 - Avalie em qual cômodo o rodapé será instalado
Este é um ponto importante, afinal, para ambientes externos, ou que estão em contato com a umidade, a cerâmica e o porcelanato costumam funcionar melhor do que outros materiais de rodapé, por exemplo. Então pense quais são as necessidades da área escolhida e use o rodapé com o material mais adequado.
2 - Saiba o que você quer destacar
A escolha do material do rodapé poderá fazer com que um ou outro aspecto do acabamento seja destacado. Por exemplo, se você escolher usar o mesmo revestimento do chão, no rodapé, o destaque será no revestimento, dando sensação de amplitude. Mas se sua ideia é destacar o contraste entre chão e parede, escolha um rodapé com material diferente do usado no revestimento.
3 - Fique de olho nas medidas
A medida do rodapé faz toda a diferença na estética e funcionalidade do acabamento. Geralmente são usadas as medidas padrão, de 7cm de altura. Mas para ajudar, você pode usar a altura do pé direito do imóvel como referência. Quanto maior o cômodo, maior deve ser a altura do rodapé. Existem modelos de 10, 12, 15 e até 17cm.
E aí, entendeu como funciona? Agora você já pode escolher o rodapé do seu projeto sem medo. E não esqueça de garantir seus modelos na Vilarejo mais próxima!
0800 8789321 | 22 997299100

Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/especial-publicitario/vilarejo/vilarejo-solucao-em-casa/noticia/2022/12/20/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-rodape-da-casa.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp