18/12/2022 às 15h04min - Atualizada em 19/12/2022 às 00h02min

Areia extraída da Lagoa de Araruama amplia faixa de praias em São Pedro da Aldeia, no RJ

Material é retirado de ponto da lagoa em Cabo Frio que está sendo desassoreado.

G1 - REGIÃO DOS LAGOS
https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2022/12/18/areia-extraida-da-lagoa-de-araruama-amplia-faixa-de-praias-em-sao-pedro-da-aldeia-no-rj.ghtml

Material é retirado de ponto da lagoa em Cabo Frio que está sendo desassoreado. A areia utilizada no processo foi retirada do fundo da Lagoa de Araruama
Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia
A Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, com apoio do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), iniciou o processo de extensão da faixa de areia das praias de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio. A areia utilizada no processo foi retirada do fundo da Lagoa de Araruama. O material foi licenciado pelo próprio Inea para os municípios que fazem limite com a Lagoa.
O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, destaca que a ação visa melhorar a estadia nas praias. “Essa ação visa o aumento da faixa de areia proporcionando melhor acomodação dos usuários e às práticas dos esportes náuticos e de praia”, disse.
Segundo a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, foi iniciada a colocação da areia na Orla do Centro, Praia da Pitória e Baixo Grande. Também terão as faixas de areia estendida as praias Baixo Grande (1.260 m³), Camerum (620 m³), Ponta da Areia e Boqueirão (1.888 m³), Baleia (397 m³), Centro, Pitória, Arrastão e Praia do Sol (10.092 m³), Tereza (1.501 m³), Balneário (1.746 m³) e Praia Linda (2.125 m³).
No último mês de setembro, o Inea iniciou as obras de desassoreamento no Canal do Itajurú, que liga a Lagoa de Araruama ao oceano Atlântico.
Ação do Governo do Estado do Rio
Em abril deste ano, o Governador Claudio Castro anunciou a liberação de R$ 22 milhões para a recuperação da Lagoa de Araruama e no Canal do Itajuru. O comunicado foi feito durante uma reunião com prefeitos da Região dos Lagos.
Na mesma conferência, o governador informou que o material retirado na dragagem seria filtrado e a areia reutilizada em 'ação de engorda' nas praias da região.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2022/12/18/areia-extraida-da-lagoa-de-araruama-amplia-faixa-de-praias-em-sao-pedro-da-aldeia-no-rj.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp