16/12/2022 às 13h31min - Atualizada em 17/12/2022 às 00h02min

Cidades das regiões dos Lagos e Metropolitana registram aumento no número de furtos de celulares

Em Cabo Frio, crime apresentou crescimento de 211% se comparado ao mesmo período do ano passado. Veja as estatísticas em outras cidades e saiba o que fazer caso tenha o aparelho furtado.

G1 - REGIÃO DOS LAGOS
https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2022/12/16/cidades-das-regioes-do-lagos-e-metropolitana-registram-aumento-no-numero-de-furtos-de-celulares.ghtml

Em Cabo Frio, crime apresentou crescimento de 211% se comparado ao mesmo período do ano passado. Veja as estatísticas em outras cidades e saiba o que fazer caso tenha o aparelho furtado. Dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ) mostram um aumento no número de furtos de celulares no ano de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, foram 24.999 ocorrências de janeiro a outubro deste ano, contra 10.701 registradas no ano passado, um aumento de 133%.
Mais abaixo nesta reportagem o g1 te ensina como se prevenir e o que fazer em casos de furto ou perda de celular.
O destaque na Região dos Lagos é para a cidade de Cabo Frio. No município, 187 aparelhos foram furtados nos 10 meses apresentados no relatório do ISP, um aumento de 211% se comparado ao mesmo período do ano passado.
Em Maricá, a prática do crime cresceu 175% de um ano para o outro. De acordo com o instituto, 171 aparelhos foram subtraídos sem que houvesse ameaça ou agressão ao dono do celular.
Com a chegada das festas de fim de ano, a tendência é de que esse número aumente, devido a grande circulação de pessoas nas ruas das cidades.
Como evitar ser furtado?
De acordo com o delegado Rafael Barcia, da 82ª DP, em Maricá, uma forma de evitar o crime neste período é carregar o celular o mais próximo do corpo, evitando bolsas e bolsos de calças.
Além dos cuidados para evitar os furtos, é importante, também, que as pessoas estejam prevenidas, caso o crime aconteça. Colocar senhas com grau de dificuldade elevado para desbloqueio do aparelho é fundamental, assim como ter em mãos o IMEI na hora de fazer o registro de ocorrência.
Perdeu o celular? Veja como descobrir o IMEI para bloquear e rastrear
VEJA: o passo a passo do que fazer quando o celular sumir
TUTORIAL: Como localizar iPhone e Android pelo computador
"O furto ou o roubo de celular pode ensejar muitos outros crimes. A pessoa hoje entra dentro do dispositivo eletrônico, ali consegue acessar a vida da pessoa. Banco, contatos... Então, muitas vezes de um furto de celular você tem crimes de estelionato, invasão de dispositivo móvel. Então é importante demais ir até uma delegacia de polícia o mais rápido possível, fazer o registro de ocorrência e apagar os dados o mais rápido possível para evitar o acesso desse criminoso aos seus aplicativos, a sua vida e tudo o que a gente tem dentro do celular hoje", orienta o delegado.
Como descobrir o número do IMEI?
O IMEI (sigla em inglês para "Identidade Internacional de Equipamento Móvel") é uma espécie de "RG" que identifica cada aparelho.
Esse código pode te ajudar na hora de bloquear o acesso do celular à rede das operadoras, o que garante que ele não volte a ser usado como telefone. A sequência também serve para rastrear até mesmo o dispositivo que não esteja mais com seus dados salvos e chip inserido.
É fácil de encontrar o IMEI caso tenha o celular em mãos, nota fiscal ou caixa do aparelho (veja na arte abaixo).
Como descobrir o IMEI do seu celular (atualizado)
Arte/g1
Mas não se desespere caso tenha perdido o celular e não saiba onde está caixa do aparelho. O sistema operacional das principais fabricantes (Google, Apple ou Samsung) te ajuda a descobrir o número em poucos passos.
Google (Android):
Acesse o site "google.com/android/find";
Clique no "i" rodeado de um círculo, ao lado do nome do aparelho.
Apple (iOS):
Acesse "appleid.apple.com";
Entre com o ID Apple que estava conectado no celular que foi roubado ou perdido;
Em “Dispositivos”, clique no seu iPhone. A tela irá mostrar informações do dispositivo, entre elas o IMEI.
Samsung (Android):
Acesse o site "findmymobile.samsung.com";
Faça login com a sua conta Samsung que estava conectada no aparelho;
Procure o celular na barra lateral e clique nos três pontos;
Entre em "Informações do IMEI" e siga as instruções para achar o código.
O que fazer se seu celular for roubado? VÍDEO:
VÍDEO: Saiba o que fazer se seu celular for roubado

Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2022/12/16/cidades-das-regioes-do-lagos-e-metropolitana-registram-aumento-no-numero-de-furtos-de-celulares.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp