14/12/2022 às 15h49min - Atualizada em 15/12/2022 às 00h03min

Bandeira Azul é hasteada pela primeira vez na Praia do Forno em Búzios, no RJ

Selo internacional de qualidade ambiental foi instalado nesta quarta-feira (14) no local que cumpriu todos os 34 critérios exigidos pelo Programa Bandeira Azul para a temporada 2022/2023.

G1 - REGIÃO DOS LAGOS
https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2022/12/14/bandeira-azul-e-hasteada-pela-primeira-vez-na-praia-do-forno-em-buzios-no-rj.ghtml

Selo internacional de qualidade ambiental foi instalado nesta quarta-feira (14) no local que cumpriu todos os 34 critérios exigidos pelo Programa Bandeira Azul para a temporada 2022/2023. Bandeira Azul foi hasteada pela primeira vez na Praia do Forno, em Búzios, no RJ
Divuglação/Prefeitura
A Bandeira Azul, que é um selo internacional de qualidade ambiental, foi hasteada pela primeira vez na cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. A instalação foi na manhã desta quarta-feira (14) na Praia do Forno.
Para conquistar o certificado, a Secretaria do Ambiente e Urbanismo precisou cumprir todos os 34 critérios específicos exigidos pelo Programa Bandeira Azul, para a temporada 2022/2023.
Bandeira Azul hasteada na Praia do Forno, em Búzios, no RJ
Divulgação/Prefeitura
Em parceria com a Secretaria de Obras, Saneamento e Drenagem, a Praia do Forno recebeu uma Intervenção Ambiental-Urbanística para realização de drenagem, pavimentação e acessibilidade do local. Também foram realizadas ações para recuperação vegetal da área, plano de gestão e ordenamento da praia, colocação de placa oficial e mapa de orientação.
O prefeito Alexandre Martins disse que a cerimônia realizada nesta quarta é um marco histórico para o município.
“Nunca tínhamos ouvido falar que Búzios teria uma Bandeira Azul algum dia. Hoje estamos começando a revisão do calçamento, minha prioridade é a via de acesso para chegar aqui na Praia do Forno, que nesses últimos anos, nunca recebeu manutenção. Já inauguramos semana passada uma trilha daqui até a Gruta da Baleia. A Secretaria do Ambiente já está com as trilhas oficiais prontas. Estamos avançando muito em preservação ambiental", disse o prefeito.
O secretário de Meio Ambiente Evanildo Nascimento também comentou sobre a conquista e o hasteamento da bandeira.
“Estou muito feliz por estar dando um passo muito importante na história da cidade. O processo Bandeira Azul tem grande relevância tanto no ponto de vista turístico, quanto ambiental, porque fala de critérios ambientais e de adaptações de acessibilidade. Essa praia será modelo para as demais, o pontapé inicial para alcançarmos em outras praias do município. Inclusive a Azeda e Azedinha, também pleiteiam a Bandeira Azul para temporada 2023/2024. Os trabalhos de coleta das primeiras amostras da água já seguiram para análise", disse o secretário.
O selo de qualidade ambiental precisa ser comprovado anualmente para que a bandeira permaneça hasteada.
Além de Búzios, a bandeira também foi hasteada pela primeira vez na Praia de Itaúna, em Saquarema, no mês passado. Outra cidade da Região dos Lagos que teve o certificado renovado pelo quinto ano consecutivo foi Cabo Frio, com a bandeira hasteada para a temporada 2022/2023 na Praia do Peró.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2022/12/14/bandeira-azul-e-hasteada-pela-primeira-vez-na-praia-do-forno-em-buzios-no-rj.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp