18/07/2018 às 20h29min - Atualizada em 28/11/2022 às 00h01min

Ministério confirma 677 casos de sarampo em seis estados do Brasil

Amazonas e Roraima lideram com maior número de infecções, com 444 e 216 casos, respectivamente.

G1 - Rio de Janeiro
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/07/18/ministerio-confirma-677-casos-de-sarampo-em-seis-estados-do-brasil.ghtml

Amazonas e Roraima lideram com maior número de infecções, com 444 e 216 casos, respectivamente. Vacina contra sarampo está disponível no SUS
Cristine Rochol/PMPA
O Ministério da Saúde atualizou o número de casos de sarampo no Brasil: foram 677 casos até esta terça-feira (17) em seis estados: Amazonas, Roraima, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O número de casos em investigação assusta: chegou a 2.724.
Vacina contra sarampo pode ser aplicada em adultos e crianças; entenda
Veja sintomas do sarampo e saiba como se proteger
Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos da doença, em Roraima e no Amazonas. Segundo o governo, eles estão relacionados à importação de casos de outros países. "Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela", afirma o ministério.
Casos de sarampo no Brasil
A região Norte, como é visto na tabela acima, alavanca o número de casos. O Ministério da Saúde acredita que vá conseguir controlar os surtos, mas ressalta que o aumento das taxas de vacinação é importantíssimo para garantir o controle da doença. Juntamente com o sarampo, o país também está atento à circulação e às baixas coberturas vacinais da poliomielite.
Sarampo no mundo
Nesta terça-feira, a Organização Mundial da Saúde divulgou uma alta no número de casos da doença em todo o mundo. A baixa cobertura vacinal em alguns países, como o Brasil, contribuiu para volta da doença - foram 173.330 casos no planeta, um aumento de 41 mil casos em apenas um ano.
Globalmente, 85% das crianças foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra o sarampo no primeiro ano de vida, através dos serviços de saúde de rotina e 67% com uma segunda dose.
Apesar disso, segundo o relatório da OMS, os níveis de cobertura permanecem bem aquém da cobertura de imunização contra o sarampo recomendada pela organização, que é de pelo menos 95% para evitar surtos, evitar mortes evitáveis ​​e alcançar metas de eliminação regional.
5 fatos sobre o surto de sarampo
Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar
Infografia: Karina Almeida/G1

..



Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/07/18/ministerio-confirma-677-casos-de-sarampo-em-seis-estados-do-brasil.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp