14/12/2023 às 22h52min - Atualizada em 14/12/2023 às 20h48min

Crenças Parasitas: Por Trás Delas, Esconde-se o Melhor de Você

Liza Andrews

Liza Andrews

Liza Andrews é uma escritora e consultora internacional, premiada nos Estados Unidos pelo trabalho com seu método de reinvenção pessoal e profissional

Foto: Liza Andrews

Reparem que é na adolescência que começamos a questionar nossos pais e mentores. Fazer perguntas, discordar das pessoas, e defender nossos pontos de vista. Nossa personalidade, no entanto, é moldada até os seis anos de idade, quando ainda não temos experiências próprias, nem condição de filtrar o que vemos e ouvimos. Bom ou ruim, é natural que nosso primeiro entendimento do mundo seja feito através dos olhos daqueles que nos criaram. No método PictureCure de reinvenção pessoal, tais noções são chamadas de "crenças parasitas." Como o nome sugere, são crenças que nunca foram suas, mas que vivem em você, drenando suas forças e enfraquecendo-o. Ao longo de sua vida adulta, você provavelmente tomou muitas decisões influenciado por crenças que eram dos outros, não suas. Por exemplo, se um dos seus pais trocou a carreira que amava por outra rotineira que melhor sustentasse a família, você pode tê-lo ouvido dizer: "O dever vem antes do prazer." Inconscientemente, você pode ter feito escolhas semelhantes, sem se dar conta de que estas crenças alheias estavam agindo no seu subconsciente.

Como se livrar desse problema?

Use o passado como aliado. Olhar pra trás lembrando de tempos mais felizes não é uma prática saudável, porém, o passado pode ser muito útil para criar um futuro melhor.

Experimente o seguinte exercício de regressão:

Comecemos com a sua vida familiar atual. Vamos supor que você tenha quarenta anos e ache que faz tudo por sua família, mas não é apreciado. Quando pensa em seu parceiro, seus filhos ou pais, relaciona seus esforços à tristeza e frustração. Você gasta tempo e energia cuidando deles, e não tem o retorno desejado, ou as decisões importantes estão nas mãos deles. Agora, tente voltar no tempo, quando você era criança e escutava comentários sobre este mesmo assunto. O que seus pais, tios e avós diziam sobre casamento e criar filhos? Era uma experiência positiva e gratificante, ou algo que lhes roubava a liberdade? Maridos e esposas eram considerados amigos e confidentes, ou traições e mentiras eram comuns? 

Anote ou grave no audio do seu telefone os comentários que você recordar vindos de todas as fontes de influência da época. Mesmo que você não tenha memórias claras sobre estas informações na hora do exercício, deixe as perguntas descansarem no seu subconsciente, e as respostas virão em outro momento. Quando isso ocorrer, anote.

Nos próximos dias, repita este exercício para os outros pilares da felicidade: saúde, carreira, dinheiro e romance (separe este último da categoria "família"). Permita-se voltar no tempo até recordar as primeiras conversas que você escutou na infância sobre cada assunto. Você descobrirá que ouviu as crenças dos que te cercavam quando era pequeno, e sem querer, absorveu várias delas (integral ou parcialmente) como sendo a forma "usual" de viver.         

A razão desse método de regressão ser utilizado com sucesso por diversos profissionais das áreas de desenvolvimento pessoal e psicologia é que ao revelar as influências negativas que ainda ditam nossa forma de viver, podemos tentar neutralizá-las, e substituí-las por idéias mais adequadas aos nossos atuais desejos. Tente escrever ao lado de cada crença parasita que você identificou (e não quer mais seguir), uma alternativa ideal. Flerte com a nova idéia. O próximo passo será encontrar uma forma realista de implementá-la.

Colocando a Mudança em Prática

Tenho muitos clientes que por um lado, querem fazer sucesso e ganhar mais. Por outro, sua crença parasita é que pessoas ricas são esnobes e egoístas. O conflito interno, conscientemente ou não, atrapalha seu progresso. Se você já identificou na regressão que os medos e apreensões dos outros não são seus, e que é hora de livrar-se deles, parabéns. No entanto, apenas identificar uma crença parasita não lhe dará força e motivação suficientes para mudá-la. Um problema normal que afeta até os mais investidos, é planejar algo novo e, acidentalmente, repetir seus erros. Estamos lidando com o subconsciente. Mesmo quando temos a clara intenção de agirmos diferente, às vezes, iremos mirar na direção desejada, e sem querer, acertar o velho alvo familiar. 

No começo, não se frustre. Foram muitos anos naquele caminho. Insista. Mesmo que falhe uma vez ou outra, irá entender que isso é parte do processo e chegará às suas metas. Com empenho máximo, os resultados são incríveis. Treinei indivíduos que se livraram dos conceitos de que eram pobres, obesos, fadados ao insucesso, e dobraram seus salários, perderam dezenas de quilos e ocuparam cargos que antes os intimidavam. Para outros, uma melhoria de qualidade de vida de 50% já será uma vitória.

 

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp