21/11/2023 às 06h03min - Atualizada em 21/11/2023 às 05h43min

Clima político em Cabo Frio

Como de praxe na história de Cabo Frio, o tabuleiro político se transforma a cada novo dia e o cenário eleitoral é sempre o mais imprevisível possível. Enquanto municípios vizinhos já possuem desenhos bem definidos sobre as eleições municipais, Cabo Frio segue a grande incógnita sobre o seu futuro.

Cris Frazão

Cris Frazão

Jornalista com diploma. Apresentadora, repórter e editora.

Jornalista, apresentadora e repórter Cris Frazão
Como de praxe na história de Cabo Frio, o tabuleiro político se transforma a cada novo dia e o cenário eleitoral é sempre o mais imprevisível possível. Enquanto municípios vizinhos já possuem desenhos bem definidos sobre as eleições municipais, Cabo Frio segue a grande incógnita sobre o seu futuro. O falecimento do ex-prefeito José Bonifácio embaraçou o jogo e os que pareciam mais improváveis se tornaram realidade no novo contexto político da cidade. Como na política não existem espaços vazios, muitos nomes estão sendo cogitados como pré-candidatos ao cargo de prefeito(a) em 2024, mas factível mesmo até o momento, aparecem três nomes: Prefeita Magdala Furtado, ex-prefeito Marquinho Mendes e o deputado estadual Dr. Serginho.

A prefeita Magdala Furtado ainda não definiu em qual partido irá se filiar, mas está focada na gestão, priorizando Tamoios e buscando recuperar não só os anos de estagnação da cidade nos serviços públicos, mas a construção da própria história política em tempo recorde, já que assumiu a prefeitura há apenas 4 meses sem nunca ter ocupado antes um cargo público. A seu favor, o fato de ser a primeira mulher Prefeita da história de Cabo Frio e a ótima interlocução com o governo federal. O ex-prefeito Marquinho Mendes continua mais vivo que nunca, pois embora enfrente sérias questões jurídicas, traz consigo a experiência do passado de três mandatos como prefeito de Cabo Frio, além de um currículo invejável como vereador, presidente da Câmara, deputado estadual e deputado federal. Não bastasse isso, Marquinho transborda carisma e simpatia, garantindo fidelidade do seu eleitorado. O deputado Dr. Serginho também na disputa, conta com a simpatia do governador Cláudio Castro e boa parte do staff político do estado do Rio de Janeiro, com muitos políticos e partidos aliados. Em 2020, Dr. Serginho foi candidato a prefeito apostando suas fichas no Bolsonarismo que estava em seu melhor momento de toda história, mas foi derrotado por José Bonifácio, surpreendendo a todos que contavam com o clima de "já ganhou". A história de Cabo Frio prova que favoritismo pré-eleitoral não vence eleição e que o resultado só deve ser comemorado na abertura das urnas, senão vira frustração.

A verdade é que Cabo Frio, uma das cidades mais lindas do Brasil, precisa se libertar dessa instabilidade política e caminhar para colisão, pois não adianta possuir grandes lideranças políticas e todas serem concorrentes eleitoralmente. Sem união, perde a cidade, a população e compromete tragicamente o futuro que clama pelo resgate do protagonismo geopolítico perdido ao longo dos anos.
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://wechannel.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp